sexta-feira, 26 de novembro de 2010

1961 - João Gilberto

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, posto aqui no blog um disco de um cantor polêmico, mas fundamental pra história de nossa música brasileira: João Gilberto. Caracterizado por muitos como chato (o que acho um enorme absurdo!), João Gilberto se destacou como um dos precursores da Bossa Nova, movimento musical originado no final da década de 1950 que é caracterizado pelas letras das músicas que abordavam temas leves e descompromissados e também pelo enorme crescimento que o Brasil estava passando na era JK: 50 Anos em 5. Neste contexto, João Gilberto surge como um dos grandes intérpretes do movimento, com músicas de Tom, Vinicius, Menescal e Bôscoli que se tornaram músicas memoráveis e ícones de um período muito importante pra história do Brasil contemporâneo. Neste disco, João Gilberto traz sucessos da dupla Tom e Vinicius, como "Insensatez" e "O Amor em Paz", além de "Este Seu Olhar", de Jobim, "Saudade da Bahia" e "O Samba da Minha Terra", do mestre Caymmi, "O Barquinho", da dupla Menescal e Bôscoli, e "Bolinha de Papel", de Geraldo Pereira. Realmente, um clássico pra ninguém botar defeito. Afinal, é João Gilberto, galera!

1 - O Samba da Minha Terra
2 - O Barquinho
3 - Bolinha de Papel
4 - Saudade da bahia
5 - A Primeira Vez
6 - O Amor em Paz
7 - Você E Eu
8 - Trem de Ferro (Trenzinho)
9 - Coisa Mais Linda
10 - Presente de Natal
11 - Insensatez
12 - Este Seu Olhar

2 comentários:

  1. ANÔNIMO NÃO..., Paulinho Meira disse...

    Saudações, aríssimo Colega Blogueiro !!!

    Eu não queria inaugurar um comentário chato em seu blog, mas a "estrela" em questão atrai - talvez um semelhante - não no talento, mas na chatice. Discordo de seu texto, que diz absurdo - aqueles que acham o João chato - Eu considero o João Gilberto chatíssimo. Estou nas últimas 100 páginas do Livro CHEGA DE SAUDADE e aprendi de onde vem a chatice...vem desde os anos 50...E também aprendi a gostar do João Gilberto, que em 1957 parecia ORLANDO SILVA em sua primeira gravação. MARAVILHA...depois...,ah...depois, virou o que virou um chato de galocha convicto. Agora um senhor né...Meu maior sonho, há vinte anos, era de comprar um ingresso do show do João, sentar bem na primeira fila, no meio da platéia, bem na frente e com uma camiseta escrita a seguinte frase: VOCÊ NÃO É DEUS, OU EU NÃO SOU DEUS, OU JOÃO GILBERTO, VOCÊ NÃO É DEUS E FICAR O TEMPO TODO DE COSTAS PARA ELE. Mas agora, que escutei sua primeira gravação parecendo o Orlando Silva e sabendo de toda penúria que passou, desisti, e inalteço a luta desse senhor, que musicalmente fez muito pelo Brasil e por sí, mas nada pelas pessoas como um todo. Parabéns pelo espaço, site, blog...!!! Abraços ! Paulinho Meira

    ResponderExcluir
  2. Olá, Paulinho Meira! Bom, cada um tem sua opinião, e eu respeito a sua. Contudo, discordo da sua posição radical em relação ao João. Eu, particularmente, gosto de muitas músicas de seu repertório. O que não se pode negar é a importância que João Gilberto teve para a música brasileira, não só em relação à sua música, como também no modelo que se tornou e que inspirou outros grandes cantores que surgiram após a Bossa Nova, como Caetano Veloso e Gilberto Gil, por exemplo. Agradeço o comentário e a opinião sincera. Grande abraço!

    ResponderExcluir