terça-feira, 19 de junho de 2012

1962 - Os Velhinhos Transviados

Oi pessoal! Nesta terça-feira, trago um disco fantástico de um grupo pouco conhecido e lembrado atualmente. O grupo, formado no início dos anos 1960, teve como principal líder e mentor o compositor e maestro Zé Menezes, alcunha de José Menezes de França, que ao juntar-se a outros músicos experientes, criou o grupo intitulado de "Os Velhinhos Transviados". Por mais de dez anos, o grupo dedicou-se a sátiras e paródias de sucessos nacionais e internacionais, onde o próprio maestro complementa dizendo que eles "tocavam música antiga de forma moderna e música moderna de forma antiga, sempre se divertindo muito". Abusavam do humor, principalmente nas capas dos discos e as músicas, sempre alegres e curiosas. Na contra-capa do primeiro disco do grupo, tema da postagem de hoje, com o título de "Os Velhinhos Transviados" e lançado originalmente em 1962, temos uma breve descrição do grupo e uma explicação do disco. Segue o texto abaixo:

"Atenção! Muita Atenção! Abram caminho que aí vêm eles – OS VELHINHOS TRANSVIADOS!

Encarapitados em aerodinâmica lambreta, último tipo, estes joviais macróbios, após despertarem de um letárgico sono no mundo musical, onde há decênios atrás, constituíam com sua banda a atração dos salões de baile e das reuniões festivas, logo compreenderam que não podiam “ficar para trás” e trataram de se modernizar. E o fizeram de maneira radical, audaciosa!

Tomando por assessor técnico e “leader” uma autoridade em assuntos musicais da atualidade, no tocante ao que existe de mais novo e revolucionário em matéria de ritmo, os Velhinhos decidiram espanar a poeira dos seus antigos, mas afinados instrumentos e seguir à risca as instruções do mestre José Meneses.

E num excesso de confiança em suas possibilidades, fizeram sua “rentrée” no cenário musical gravando uma série de execuções em que desponta como gênero principal o internacionalmente contagiante ritmo do cha-cha-cha, utilizando páginas dos velhos tempos e dos dias que corre.

Mas, apesar de seu louvável esforço de se atualizarem completamente, seus instrumentos não deixam de revelar a época em que o fantástico (fantástico mesmo) conjunto teve origem – os velhos e deliciosos bons tempos…"

Neste disco, lançado originalmente pela RCA Victor em 1962, destacam-se as marchinhas "Nós Os Carecas", "Pierrô Apaixonado", e "Diz Que Tem", além de "Las Secretarias", "Samba Toff", "Chuá, Chuá", "Trabalhar Eu Não", "Fica Comigo Esta Noite", "Estão Batendo", j"Bossa Nova" e "Patrícia". Um disco fantástico, que mostra e resgata o talento dos Velhinhos que marcaram a música brasileira nos anos 1960 e que, com bom humor, trouxe grandes sucessos nacionais e internacionais sob um novo enfoque musical. Um trabalho sensacional deste grupo que, infelizmente, não é mais lembrado como deveria pelo público, pela história de nossa música brasileira.

1 - Las Secretarias
2 - Nós Os Carecas
3 - Pierrô Apaixonado
4 - Patrícia
5 - Fica Comigo Esta Noite
6 - Chuá, Chuá
7 - Bossa Nova
8 - Donga Brincando
9 - Samba Toff
10 - Trabalhar Eu Não
11 - Estão Batendo
12 - Diz Que Tem

2 comentários:

  1. Na época este grupo também não foi muito difundido em pernambuco principalmente, e ao que me consta não existe mais. Eram bons arranjos e músicas relidas de maneira inteligente!

    ResponderExcluir
  2. Lembrança boa.Ganhei o LP.de presente e pasmem,ainda tenho no meu arquivo!

    ResponderExcluir