domingo, 29 de julho de 2012

1991 - O Planeta Blue Na Estrada do Sol - Milton Nascimento

Oi pessoal! Neste domingo de sol, calor, típico de verão (em pleno inverno, diga-se de passagem), depois da postagem de ontem, nada melhor que postar mais um disco do também mineiro Milton Nascimento. Dono de um talento em compor, cantar e transformar realidades da simplicidade mineira em verdadeiras obras-primas, em músicas que se transformaram e se estabeleceram na cabeça das pessoas, como "Canção da América", "Maria, Maria", "Caçador de Mim", "Coração de Estudante", "Cais", "Travessia", "Nos Bailes da Vida", entre tantas outras. Com mais de 40 anos de estrada, Milton se transformou num dos grandes ícones da música brasileira, desde a época dos grandes festivais dos anos 60, passando pelos anos de afirmação e confirmação de sua música durante a década de 70, marcados por discos como "Clube da Esquina", "Minas", "Geraes" e "Milagre dos Peixes", discos estes que pra mim são verdadeiras jóias da música de Milton, até chegar a "Sentinela" (1980) e "Caçador de Mim" (1981), trabalhos que admiro e que colocam Milton entre os preferidos da minha estante. Na década de 1980, Milton lança outros tantos trabalhos de sua extensa discografia, como os discos "Anima" e "Missa dos Quilombos", ambos de 1982. Em 1983 realizou um no Anhembi, que contou com a participação especial de Gal Costa e que gerou o disco "Milton Nascimento Ao Vivo", além de participar na "Noite Brasileira" do Festival de Montreux, na Suiça, gerando o disco "Brazil Night - ao vivo de Montreux". Nos anos de 1985 e 1986, gravou, respectivamente, os discos "Encontros e Despedidas" e "A Barca dos Amantes", outras duas pérolas de sua carreira, discos estes que trazem grandes sucessos de sua música. Nos anos seguintes, continua gravando e lançando novos trabalhos, como os discos "Yauaretê" (1987), "Miltons" (1988) e "Txai" (1990), embora não tenham alcançado grande sucesso de público e crítica como os discos anteriores. Em 1991, lançou o disco "O Planeta Blue na Estrada do Sol", gravado ao vivo no Teatro Cultura Artística, e que é tema da postagem de hoje. Embora seja um disco não muito conhecido de Milton, traz as canções "Canção do Sal", em homenagem à Elis Regina, que foi a primeira grande cantora a gravar uma música de Milton, em 1966, no disco "Elis", lançado naquele ano, "Luar do Sertão", de Catullo da Piaxão Cearense, "Estrada do Sol", de Dolores Duran e Tom Jobim e "Hello, Goodbye", sucesso dos "The Beatles", de Lennon e McCartney, além de "Um Índio", de Caetano Veloso, "Brejo da Cruz", de Chico Buarque, e "Planeta Blue", de Milton e Fernando Brandt. Um disco muito bom, interessante, diversificado, com a marca e o talento inconfundível do mineiro Milton Nascimento.

1 - Vevecos, Panelas e Canelas
2 - Um Índio
3 - Planeta Blue
4 - Canção do Sal
5 - Ponto de Encontro
6 - Luar do Sertão
7 - Brejo da Cruz
8 - Quem É Você
9 - Beatriz
10 - Estrada do Sol
11 - Hello, Goodbye

2 comentários:

  1. “CAMINHOS SEM VOLTA”

    Fernando Ferreira Chagas iniciou-se nos caminhos da música quando ouviu seus amigos tocando sucessos do Legião Urbana, Cazuza, Planet Hemp e Mamonas Assassinas numa festa junina organizada pelo Unicol. Fernando “sentiu-se” no palco ao lado deles. Comprou seu primeiro baixo em 2004 e, juntamente com outros amigos formou a banda Kamikaze.
    Com o fim da banda em 2005, Fernando, Lucas e Vinícius formaram a BK-9 com a qual gravaram sua primeira música intitulada “Caminhos sem Volta”, muito executada na rádio local . A BK-9 participou de dois festivais: o CESEC FAMA I e o CESEC IN CONCERT, FESTIVAL DA UNIS (Varginha).
    Fernando também tocou na Corporação Musical União de Machado e na Banda Marcial. No mesmo ano juntamente com Sandro e Félix, montou a Banda Brasil Música. Por indicação de amigos, Fernando tocou durante 4 anos no Ronny e Marcus e Banda.
    Formado no Conservatório Musical Juscelino Kubitschek de Pouso Alegre, Fernando traz em sua bagagem grandes momentos e participações com outros profissionais: Orlando dias & Valdinei, Vicente e Mateus, Quebra-Queixo, Reberson e Ronan, Código Onze, Vicente e Vitória, Tom e Thiago (que irão gravar um DVD com a sua participação); Douglas e Samir, Pedro Lucas e Gustavo, Diego e Elias, além da banda Restaurus.
    Entre seus ídolos destacamos: Jack Pastorius, Arthur Meyer, Nico Assumpção, Celso Pixinga, PJ do J.Quest, Guilherme Cordeiro (seu professor); Ron Carter, Miles Davis, Victor Holten, Djavan, Tom Jobim, Cartola, Led Zeppelin, Creedence, Beatles, Pitty, Elis Regina, Maria Cadu...

    Contatos: (35) 3295-2952 / 8853-7680 / 9953-9316
    fernando.f.chagas@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. http://buildthemusic.blogspot.pt/

    vejam o me blog sobre música: novidades musicais, críticas e tudo sobre artistas internacionais.

    ResponderExcluir