domingo, 26 de fevereiro de 2012

1963 - Pery É Todo Bossa

Oi pessoal! Neste domingo, o Blog da Música Brasileira presta uma homenagem a um dos grandes nomes da música brasileira, o cantor e compositor Pery Ribeiro, falecido nesta última sexta-feira aos 74 anos. Uma perda irreparável, que deixará um vazio em nossa música preenchido apenas pelo seu legado, suas músicas, seus discos, sua história. Filho de Dalva de Oliveira, uma das maiores cantoras que o Brasil já teve, e Herivelto Martins, grande compositor de músicas memoráveis, Pery Ribeiro iniciou sua carreira artística aos três anos de idade, dublando o filme "Branca de Neve e Os Sete Anões", da Walt Disney. Em 1959, trabalhando na Tv Tupi como cameraman, foi chamado a participar do programa de Paulo Gracindo na Rádio Nacional, assumindo nesta época o nome artístico de Pery Ribeiro, por sugestão do radialista e apresentador César de Alencar. No ano seguinte, sua mãe grava sua primeira música, "Não Devo Insistir", composição de Pery e Dora Lopes. Ainda em 1960, Pery grava seu primeiro disco, um compacto duplo e, em 1961, grava um 78rpm com as músicas "Manhã de Carnaval" e "Samba de Orfeu", de Luiz Bonfá e Antonio Maria, disco esse que fez muito sucesso na época. Ainda em 1961, grava outros discos com as músicas "Lamento da Lavadeira", de Monsueto, Nilo Chagas e João Violão, "Inteirinha", de Luiz Vieira, e "Barquinho", de Menescal e Bôscoli. Neste mesmo ano, lança seu primeiro LP "Eu Gosto da Vida", com algumas das canções lançadas separadamente em discos de 78rpm. No ano seguinte, grava seu segundo long-play, "Pery Ribeiro e seu Mundo de Canções Românticas", pela Odeon, com as músicas "Caminhemos", de Herivelto Martins, "Esquecendo Você", de Tom Jobim, "Meu Nome é Ninguém", de Haroldo Barbosa e Luiz Reis, e "Outono Chegou", de Luiz Bonfá e Maria Helena Toledo. Finalmente em 1963, temos a gravação de "Pery É Todo Bossa", disco tema da postagem de hoje. Alcançando grande sucesso com a primeira gravação da música "Garota de Ipanema", de Tom e Vinicius, este disco traz, além do clássico maior da Bossa Nova, as músicas "Rio", "Nós e o Mar", "Ah! Se Eu Pudesse" e "Me Lembro Vagamente", todas de Menescal e Bôscoli, "Evolução" e "Bossa Na Praia", ambas do próprio Pery e de Geraldo Cunha, "O Que Eu Gosto de Você", de Silvio César e "Só Eu Sei", de Tito Madi. Um disco fantástico, que marcou o início da carreira de Pery Ribeiro e a história da música brasileira, recheado de sucessos. Esta é uma pequena homenagem que o Blog da Música Brasileira presta a este grande cantor e compositor que, como poucos, cantou e encantou com sua música as diferentes fases da música brasileira, com muito talento, durante sua carreira de mais de 50 anos dedicados à música.

1 - Evolução
2 - Me Lembro Vagamente
3 - Ah! Se Eu Pudesse
4 - Rio
5 - Queixa Comum
6 - Bossa Na Praia
7 - Garota de Ipanema
8 - O Que Eu Gosto de Você
9 - Nós e o Mar
10 - Canção de Fim de Tarde
11 - Só Eu Sei
12 - Balanço Moreno

Nenhum comentário:

Postar um comentário