domingo, 27 de janeiro de 2013

1975 - Tamba Trio

Oi pessoal! Neste domingo, depois de duas semanas de ausência, posto aqui no Blog mais um disco de um grupo de músicos que revolucionou a música instrumental brasileira. Formado por Luiz Eça (piano, vocal e arranjos), Bebeto Castilho (flauta, sax, contrabaixo e vocal) e Hélcio Milito (bateria, percussão e vocal), o Tamba Trio iniciou sua carreira no início da década de 1960, com um estilo diferente, único, que a partir dos arranjos sofisticados de Luiz Eça, deixou para trás a imagem de que a música instrumental era utilizada somente para dançar ou para servir de música de fundo. A partir da formação deste grupo, a música instrumental passou a ser considerada como um estilo diferente, do qual fizeram parte mais tarde inúmeros outros grupos musicais, como Zimbo Trio, Quarteto Novo, Bossa Três, Sambossa 5, Sambrasa Trio, Samba Trio, dentre muitos outros. Nos primeiros anos de carreira do conjunto, o Tamba Trio lançou seus primeiros três LP's pela gravadora Philips, sendo "Tamba Trio" (1962) e "Avanço" (1963) totalmente dedicados aos sucessos e canções que embalaram a Bossa Nova, e "Tempo" (1964), primeiro disco do grupo dedicado às primeiras canções que deram origem à nova MPB. No final de 1964, Hélcio Milito foi substituído pelo baterista Rubens Ohana e, com esta nova formação, o grupo lançou os discos "Tamba Trio" (1965), "5 Na Bossa" (1965), com Edu Lobo e Nara Leão, e "Brasil Saluda a Mexico" (1966), todos também gravados pela Philips. Em 1967, em temporada pelos Estados Unidos, o grupo passa a atuar como Tamba 4, com a adesão do músico Dório Ferreira no contrabaixo, deixando, assim, Bebeto Castilho na flauta. Esta formação durou apenas dois discos, "We And The Sea" (1967) e "Samba Blim" (1968), ambos gravados nos Estados Unidos, pelo selo A&M Records. Em curta passagem pelo México, o grupo lança seu último disco "Tamba 4" (1969), com Laercio de Freitas no lugar de Luiz Eça ao piano. De volta ao Brasil, o grupo volta à sua formação inicial em 1971, gravando dois discos pela RCA Victor, antes de se desfazer em 1975: "Tamba Trio" (1974) e "Tamba Trio" (1975), sendo este último o tema da postagem de hoje. Com um repertório interessante, variado e contagiante, este disco traz como destaque as músicas "3 Horas da Manhã", "Ou Bola Ou Búlica", "Olha Maria", "Contra O Vento", "Visgo de Jaca" e "Chorinho Nº 1". E, entre as essencialmente instrumentais, temos "Sanguessuga", "Janelas", "Chamada" e "Beira-Mar", que nos levam à viajar neste universo mágico da música instrumental, que o Tamba Trio com todo o seu talento nos proporciona neste disco tão musical, tão instrumental, tão brasileiro.

1 - 3 Horas da Manhã (Waldemar Correira / Ivan Lins)
2 - Visgo de Jaca (Sergio Cabral / Rildo Hora)
3 - Ou Bola Ou Búlica (João Bosco / Aldir Blanc) - part. João Bosco
4 - Beira-Mar (Ivan Lins)
5 - Olha Maria (Amparo) (Tom Jobim)
6 - Chorinho Nº 1 (Durval Ferreira)
7 - Jogo da Vida (Danilo Caymmi / Sidney Miller)
8 - Sanguessuga (Toninho Horta / Fernando Brant)
9 - Janelas (Ronaldo Monteiro de Souza / Ivan Lins)
10 - Contra O Vento (Ana Borba / Danilo Caymmi)
11 - Beijo Partido (Toninho Horta)
12 - Chamada (Hélio Delmiro / Paulo César Pinheiro)

5 comentários:

  1. Olá! Gostei muito do seu blog e do conteúdo das postagens! Parabéns! Obrigada pelas resenhas de discos, estão ótimas! Sou pianista e tenho um blog sobre música, quando puder, dê uma olhada!
    Já estou te seguindo!
    http://camilapianista.blogspot.com.br/
    Camila Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde. Estava analisando seu blog e percebi o quão de importante tens de informação sobre a música brasileira, decidi seguir. Também criei um blog novo:reginaldosilvajr.blogspot.com.br para falar de música em geral. Sua postagem é importante para aprendermos de modo atemporal a nossa arte música.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostei muito do seu blog, parabéns!
    Uma porque sou músico, e o conteúdo está excelente...

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Em primeira mão gostaria de compartilhar com você meu blog:

    http://morangolando.blogspot.com.br/2013/02/escutatoria.html

    Tem muita coisa que ainda vai se estruturar com o tempo, mas hoje depois de um tempão, consegui escrever algo legal para compartilhar, rs
    Hoje em dia são tantas ideias inovadoras, legais e práticas que fica difícil incentivar as pessoas a lerem blogs, mas ainda acredito que a leitura é a melhor forma de absorção de ideias e aprendizado.
    Não é nada interativo, mas se puderem visitar e colocar a sua opinião sobre, fico imensamente agradecida.

    Opine, por favoooor! :)

    ResponderExcluir