sexta-feira, 14 de outubro de 2011

1969 - Canções para Crianças de 6 a 60! - Trio Irakitan

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, pós Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora, o Blog da Música Brasileira traz uma singela homenagem às crianças de todas as idades que gostam, acompanham e se identificam com o Blog de alguma maneira, enriquecendo-o com comentários, sugestões, críticas e muitas boas histórias. E, para esta homenagem, escolhi como tema um trio formado em 1950 e batizado pelo jornalista, antropólogo, historiador e advogado brasileiro, Câmara Cascudo, de Trio Muirakitan (pedra verde, em Tupi-Guarani). Contudo, na época já existia um grupo com este nome, sendo então rebatizado por Câmara Cascudo de Trio Irakitan (que significa mel verde ou também doce esperança). Formado pelos músicos Edinho no violão, Paulo Gilvan no afoxé e Joãozinho no tantã, o então Trio Irakitan iniciou sua carreira excursionando pela América Latina e Caribe em seus primeiros anos de formação. Em 1954 voltaram ao Brasil e fixaram residência na então capital, Rio de Janeiro, sendo contratados pela Rádio Nacional para integrar o elenco da rádio. Ainda no mesmo ano, gravaram o primeiro disco e o primeiro Long-Play (intitulado "Vozes e Ritmos do Trio Irakitan"), ambos pela gravadora Odeon. Em 1955, gravaram alguns sambas de Herivelto Martins e canções natalinas, alcançando enorme sucesso de público e crítica. Em 1960, o trio participou do filme "A Velha a Fiá", de Humberto Mauro, lançando nesse ano o disco tema da postagem de hoje. No auge de sua carreira, o trio nos apresenta esta preciosidade, com músicas antológicas, conhecidas por todos, como "A Velha a Fiar", uma das canções mais conhecidas pra crianças de todos os tempos, ao lado de "Os Escravos de Jó". Além delas, temos "Os Peixinhos do Mar", "São João", "Napoleon", "Na Minha Casa Tem", "Meu Galo", "Companheiros Eu Sei Tocar" e "Marinheiro". Um disco sensacional, lançado por um trio que, embora um pouco desconhecido do público atualmente, tem uma importância ímpar para a história de nossa música brasileira.

1 - Companheiros Eu Sei Tocar
2 - Cadafau
3 - Os Peixinhos do Mar
4 - Os Escravos de Jó
5 - O Marinheiro
6 - Na Minha Casa Tem
7 - A Velha a Fiar
8 - Napoleon
9 - Gato Careteiro
10 - São João
11 - O Galo
12 - Dondin Dondá

Um comentário:

  1. Eu tenho esse LP, e gostaria de saber as letrasde todas as músicas.
    Meu email junglegunsroses@hotmail.com

    ResponderExcluir