sábado, 11 de junho de 2011

2002 - Live At Umbria Jazz - João Gilberto

Oi pessoal! Neste sábado, posto aqui no Blog um disco em homenagem ao aniversariante da sexta-feira, João Gilberto: Parabéns! Afinal, 80 anos de vida e mais de 50 de Bossa Nova não é para qualquer um. Com sua voz mansa, compassada e suave, João Gilberto se tornou um dos ícones do movimento que tinha como pano de fundo um Brasil campeão mundial de futebol, um Brasil que construía uma nova capital, sob os comandos do presidente Juscelino Kubitschek e sob o slogan de seu governo: 50 anos em 5. Uma época em que o desenvolvimento econômico e industrial do Brasil teve um grande salto, em que uma grande massa de nordestinos migraram para o sudeste e ajudaram, com muito suor e trabalho, dedicando suas vidas à construção e ao crescimento desta grande metrópole. Este mesmo povo nordestino que era o protagonista da construção de Brasília, os candangos da central do Brasil. Enfim, neste contexto de mudanças, de esperanças, de crescimento e novas perspectivas, surge o movimento Bossa Nova que se aproveita dessa efervescência nacional para colocar para fora as facetas do amor da juventude que a tudo isso assistia. A juventude, representada por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli, Nara Leão, Roberto Menescal, Maysa, dentre muitos outros cantores e compositores da época, que se expressava através de música, levando aos quatro cantos do mundo a musicalidade, a beleza e a leveza da Bossa Nova. Voltando ao nosso homenageado de hoje, trazemos até vocês um disco que traz o registro ao vivo do Festival de Jazz de Umbria (Umbria Jazz Festival), de 1996, registro esse que só seria lançado em disco aqui no Brasil em 2002. Neste disco, João nos traz praticamente uma coletânea com os maiores sucessos de sua carreira, como "Doralice", "O Pato", "Chega de Saudade", "Rosa Morena", "Desafinado", além de "Isto Aqui O Que É", "Saudade da Bahia" e "Lá Vem A Baiana", sucessos de Dorival Caymmi, "De Conversa Em Conversa", um dos maiores sucessos da carreira de Isaurinha Garcia, "Corcovado", um dos grandes sucessos de Tom, e a "totalmente desconhecida", "Garota de Ipanema", uma das músicas mais conhecidas no mundo, principalmente na voz do próprio Tom em suas apresentações internacionais. Enfim, é isso aí, mais uma vez, parabéns ao nosso João, que sua música se perpetue na história de nossa cultura nacional e na música nacional.

1 - Isto Aqui O Que É
2 - De Conversa Em Conversa
3 - Pra Que Discutir Com Madame
4 - Málaga
5 - Estate
6 - Lá Vem A Baiana
7 - Corcovado
8 - Doralice
9 - Rosa Morena
10 - Desafinado
11 - Saudade da Bahia
12 - O Pato
13 - Chega de Saudade
14 - Garota de Ipanema

2 comentários:

  1. Muito legal o blog... Estou procurando um cd do João em que ele canta em francês, mas não consigo localizar, já que não tenho nenhuma referência. Saberia me indicar qual é?
    Obrigada e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Também não consegui encontrar a referência a um disco do João gravado em francês. Encontrei apenas uma música do João, "Japão", em que ele canta em quatro línguas: inglês, português, francês e japonês. Espero ter ajudado! Abraço

    ResponderExcluir