quinta-feira, 9 de junho de 2011

1960 - Estrada da Saudade - Dolores Duran

Oi pessoal! Nesta quinta-feira, posto aqui no Blog um LP raro, uma coletânea lançada logo após a morte prematura e repentina de uma das maiores promessas da música brasileira do final da década de 1950: Dolores Duran. Cantora e compositora de grande talento, Dolores (nome artístico de Adiléia Silva da Rocha) iniciou sua carreira cantando em diversas boates da cidade maravilhosa, nos idos de 1950. Nesta época, conheceu a cantora e futura última Rainha do Rádio de 1958, Julie Joy, que se tornaria uma de suas melhores amigas, além de diversos outros nomes da música nacional e internacional, como Billy Blanco (um de seus muitos namorados), Tom Jobim (com quem compôs na época "O Negócio É Amar") e a cantora estadunidense Ella Fitzgerald, que em sua passagem pelo Rio de Janeiro fez questão de conhecer a jovem Dolores, ficando encantada com a interpretação de Dolores para a música "My Funny Valentine" (Richard Rogers / Lorenz Hart), do musical da Broadway "Babes In Arms", de 1937. Embora tenha vivido apenas até os 29 anos de idade, Dolores Duran deixou um legado de sucessos que não pode ser esquecido, deixado de lado ou apagado de nossa história. Dolores foi e continua sendo uma das maiores compositoras brasileiras. Nesta coletânea, "Estrada da Vida", 12 canções foram escolhidas para homenagear, condensar e completar uma Dolores que soube viver a vida intensamente. Dentre essas 12 pérolas de Dolores, destaque para "A Fia de Chico Brito", um dos seus maiores sucessos (do humorista Chic Anysio), "Na Asa do Vento", "A Banca do Distinto" (também considerada como um dos maiores sucessos de Isaurinha Garcia), "Manias" (também cantada por Wilson Simonal), "Um Amor Assim" e "Praça Mauá", do compositor Billy Blanco. Uma coletânea que descreve, mesmo que muito simplificadamente o talento e a importância de Dolores para a música brasileira.

1 - Estrada da Saudade
2 - Bom É Querer Bem
3 - Pano Legal
4 - Só Por Castigo
5 - Na Asa do Vento
6 - Um Amor Assim
7 - Manias
8 - A Fia de Chico Brito
9 - Pra Que Falar de Mim
10 - O Amor Acontece
11 - A Banca do Distinto

2 comentários:

  1. Herminio Djalma Costaquinta-feira, dezembro 29, 2011

    Prezados Senhores

    Posso estar engando, mas o parceiro de Dolores em "O negócio é amar", é Carlos Lyra e não Tom Jobim.
    Com o compositor Tom Jobim, Dolores compos "Por Causa de VocÊ" e Estrada do Sol. Não sei que existe outras composições da dupla.

    Abraços
    Herminio Djalma Costa
    djalmaherminio@uol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá, Herminio!

    Muito obrigado pelo comentário, realmente a música é da Dolores com o Carlos Lyra, você tem toda razão. Já modifiquei na postagem original.

    Grande abraço

    ResponderExcluir