sábado, 25 de dezembro de 2010

1956 - Orfeu da Conceição - Tom Jobim, Vinicius de Moraes e Roberto Paiva

Oi pessoal! Sei que há muito me ausentei, peço minhas sinceras desculpas! Volto hoje, dia de Natal, a postar no Blog mais novidades e discos sensacionais. Falando em discos sensacionais, posto aqui um disco antológico, histórico. O primeiro disco que registra a parceria de Tom e Vinicius, gravado originalmente em 10 polegadas em 1956, traz o registro musical da peça "Orfeu da Conceição", de Vinicius, sobre o mito de orfeu adaptado à realidade das favelas da época. Com músicas interpretadas por Roberto Paiva, o disco traz músicas ainda desconhecidas do público, como "Se Todos Fossem Iguais A Você", "Lamento no Morro", "Um Nome de Mulher" e o poema "Monólogo de Orfeu", recitado pelo próprio autor. Um disco que vale pela sua história, sua beleza e raridade. Um disco sensacional. Sem sombra de dúvida.

1 - Overture - Orquestra sob Regência de Tom Jobim
2 - Monólogo de Orfeu - Vinicius de Moraes
3 - Um Nome de Mulher - Roberto Paiva
4 - Se Todos Fossem Iguais A Você - Roberto Paiva
5 - Mulher, Sempre Mulher - Roberto Paiva
6 - Eu E O Meu Amor - Roberto Paiva
7 - Lamento No Morro - Roberto Paiva

sábado, 11 de dezembro de 2010

1962 - Meu Samba...Minha Vida - Ataulfo Alves

Oi pessoal! Neste sábado abafado de (quase) verão, posto aqui no blog o primeiro post sobre Ataulfo Alves, um dos maiores compositores de nossa MPB. Consagradíssimo compositor, Ataulfo também teve sucesso como cantor, lançando alguns Long-Plays e muitos discos de 78 rpm. Autor de sucessos como "Ai! Que Saudades da Amélia" e "Atire a Primeira Pedra", ambas em parceria com Mário Lago, Ataulfo é sem dúvida indispensável pra quem gosta da música popular brasileira em todas as sua facetas e diversidades. Neste disco, Ataulfo nos traz 10 músicas de sua própria autoria. Além dos sucessos "Atire a Primeira Pedra" e "Ai! Que Saudades da Amélia", ainda fazem parte dessa maravilha "Na Cadência do Samba", "O Que Que Há", "Não Tenho Pressa" e "Dá Licença".

1 - Na Cadência do Samba
2 - Dá Licença
3 - Vai, Mas Vai Mesmo / Se a Saudade Me Apertar / Se Você Não Vai Eu Vou
4 - O que Que Há
5 - Corda e Caçamba
6 - Ai! Que Saudades da Amélia / Leva Meu Samba / Atire A Primeira Pedra
7 - Não Tenho Pressa
8 - E O Duque Não Morreu
9 - Reta Final
10 - Minha Infância

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

1964 - A Nova Dimensão do Samba - Wilson Simonal

Oi pessoal! Sei que tive uma longa ausência, peço que me perdoem. Mas estava passando por momentos de muita correria e, como não gostaria de fazer postar de qualquer jeito, resolvi esperar. Bom, começando a nova série de posts, começo com um disco fora de série. Primeiro, porque é de ninguém menos que Simonal, o Rei da Pilantragem. No bom sentido, claro. Segundo, porque além de ser um dos primeiros de sua carreira, traz canções que marcaram não só a carreira de Simonal como fazem parte de seus grandes sucessos. Músicas como "Inútil Paisagem", "Rapaz de Bem", "Lobo Bobo" e o "Pot-Pourri - Consolação / Samba do Avião / Ela É Carioca / Garota de Ipanema", clássicos da Bossa Nova, são aqui interpretados de forma única por Simonal, que já revelava seu estilo único e irreverente em suas músicas. Também merecem destaque as músicas "Nanã", "Samba de Negro", "Ela Diz que Estou Por Fora" e "Jeito Bom de Sofrer". Um disco que, só quem ouve, pode dizer o quanto é maravilhoso.

1 - Nanã
2 - Mais Valia Não Chorar
3 - Lobo Bobo
4 - Só Saudade
5 - Ela Diz que Estou Por Fora
6 - Samba de Negro
7 - Jeito Bom de Sofrer
8 - Ela Vai, Ela Vem
9 - Rapaz de Bem
10 - Inútil Paisagem
11 - Pot-Pourri - Consolação / Samba do Avião / Ela É Carioca / Garota de Ipanema

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

1961 - A Pedida É Samba - Isaura Garcia

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, posto aqui no Blog mais um disco de Isaura Garcia, "A Pedida É Samba". Eleita Rainha do rádio pelo estado de São Paulo, em 1953, Isaurinha traz neste disco seu inconfundível talento ao transformar músicas em verdadeiras obras de arte, refinadas por sua interpretação ímpar. Neste disco, destaco as músicas "Palhaçada", "A Pedida É Samba", "Água de Beber" (clássico de Tom, em interpretação singular de Isaurinha), "Noite Por Dia", "Zé do Contra", "Velho Enferrujado" e "Cai a Tarde".

1 - Palhaçada
2 - Cai A Tarde
3 - Noite Por Dia
4 - Velho Enferrujado
5 - Água de Beber
6 - A Pedida É Samba
7 - Chorou, Chorou
8 - Que É Que Eu Faço
9 - Zé Do Contra
10 - Velho Gagá
11 - Não Sabemos
12 - Chora, Coração

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

1968 - MPB-4

Oi pessoal! Nesta quarta-feira, posto aqui um disco de um dos quartetos mais afiados e mais fantásticos de nossa MPB. MPB-4, grupo formado em 1964, estreou na música nesse mesmo ano com o compacto "Samba Bem", já postado aqui no Blog. Deste compacto, para o sucesso e a consagração nos festivais. Junto a Chico Buarque, o grupo ganhou o 3º Lugar no III Festival de Música Popular Brasileira da Tv Record, em 1967, com a música "Roda Viva" e ainda no mesmo festival, ganharam o sexto lugar com a música "Gabriela". Neste disco, lançado em 1968, o grupo traz grandes sucessos da época dos festivais, como "Benvinda" e "Sabiá", além de "Onde É Que Você Estava?", "Andaluzia", "O Nosso Amor" e "Sentinela". Um disco muito bom. Inegavelmente, maravilhoso pra quem gosta de boa música brasileira.

1 - Onde É Que Você Estava?
2 - O Nosso Amor
3 - Vim Pra Ficar
4 - Por Acaso
5 - Estrela É Lua Nova
6 - Sabiá
7 - Benvinda
8 - Descampado Verde
9 - Coqueiro de Itapuã
10 - Andaluzia
11 - Sentinela