segunda-feira, 27 de setembro de 2010

1972 - Elis

Oi pessoal! Nesta segunda-feira, posto aqui um disco simplesmente maravilhoso, escolhido a dedo para ser o post nº 72 do Blog e também para comemorar as primeiras 1000 visitas do nosso Blog da Música Brasileira. Para começar, começaremos falando da autora do disco: Elis Regina. Não preciso dizer que a considero a melhor cantora que o Brasil já teve. Nessa época, Elis estava passando por mudanças que marcariam sua vida e, conseqüentemente, seus discos e músicas, como a separação de Ronaldo Bôscoli e o nascimento de seu primeiro filho, João Marcelo, dois anos antes. Neste disco, Elis demonstra toda a sua genialidade em interpretações belíssimas e inesquecíveis, como "Águas de Março", primeira a gravar um dos maiores sucessos de Tom Jobim, "Cais" e "Nada Será como Antes", de Milton Nascimento, e Ronaldo Bastos, que são simplesmente fantásticas, e "Casa No Campo", de Zé Rodrix (falecido nesse ano de 2010) e Tavito. Além destas, temos "Vida de Bailarina", inspirada em Ângela Maria, que desde a infância Elis admirava, "Me Deixa Em Paz", que traz implícita uma conotação de ironia quanto ao final recente de seu casamento com Bôscoli, "20 Anos Blue", que pra mim representa bem a Elis do início da década de 70 e, finalmente, o clássico "Atrás da Porta", gravada no estúdio fechado somente com Elis e César Camargo Mariano. Uma curiosidade a respeito deste disco é que, no início, fora planejado como álbum duplo e, após algum tempo, foi lançado apenas como LP simples. Algumas músicas que estariam neste LP duplo, como "Osanah" e "A Fia de Chico Brito", foram lançadas em compacto duplo, em 1971, juntamente com as músicas "Nada Será Como Antes" e "Casa No Campo", e "Entrudo", gravado em compacto simples em 1972, juntamente com "Águas de Março" e relançada em 1979 no álbum "Elis Especial", coletânea que a PHILIPS lançou de fonogramas que não tinham sido lançados em discos da Elis. Enfim, depois dessa longa história, aí está, finalmente: "Elis", de 1972.

1 - 20 Anos Blue
2 - Bala Com Bala
3 - Nada Será Como Antes
4 - Mucuripe
5 - Olhos Abertos
6 - Vida de Bailarina
7 - Águas de Março
8 - Atrás da Porta
9 - Cais
10 - Me Deixa Em Paz
11 - Casa No Campo
12 - Boa Noite, Amor


Um comentário:

  1. Eu amo Elis... Simplesmente... Me apaixonei por ela aos 7 anos qdo meu pai deixou, sem querer, uma fita da Phillips em cima da mesa da sala e, de curiosa, eu coloquei para escutar... Amor à primeira "escutada"!!! Até hj tenho a fita como prova do meu carinho e afeição daquela que não conheci e nem pude ver um show, só mesmo através de DVD'S e vídeos na internet. Viva Elis, a eterna Pimentinha!!!! :-)

    ResponderExcluir