segunda-feira, 14 de maio de 2012

1980 - O Samba Continua - Demônios da Garoa

Oi pessoal! Nesta segunda-feira, fria e com a garoa típica de São Paulo, nada melhor que um disco de sambas dos "demônios" que fazem da garoa seu nome registrado. Como registrado na contra-capa do disco, temos uma breve história deste grupo com quase 70 anos de história, inúmeros sucessos e a cara da música paulista, a qual é transcrita abaixo.

" O Conjunto DEMÔNIOS DA GARÔA nasceu no ano de 1943, no velho bairro da Moóca, em São Paulo, e, depois de uma fase de serestas boêmias, se apresentou ao público pela primeira vez num programa de calouros da Rádio Bandeirantes, com o nome de "Grupo do Luar". Vencedores do programa, por sugestão do apresentador Vicente Leporace, mudaram o nome para DEMÔNIOS DA GARÔA, segundo aquele radialista um nome mais de acordo com as tradições e o clima de São Paulo. A partir daí, a história se conta apenas com sucessos. São 37 anos marcados por sambas que são a própria voz do povo. (...) Em suas viagens pelo Brasil, a maior reclamação ouvida pelo grupo é quanto à condição técnica de seus grandes sucessos. Por isso, a CONTINENTAL resolveu atender a esse apelo dos admiradores e principalmente dos radialistas, reavaliando e reapresentando esses sucessos, dentro das mais modernas condições técnicas, sem, porém, tirar-lhes o sabor original. Este disco não se trata de uma remontagem. É uma regravação, que dá, inclusive, aos DEMÔNIOS DA GARÔA a oportunidade de mostrar ao público que o tempo só desatualizou seus sucessos no aspecto técnico, mas não no artístico. Eles continuam tão saborosos e autênticos como sempre, agora acrescidos de dois sambas inéditos, que por certo seguirão a trilha dos anteriores: "Copo D'áuga", de Arnaldo Rosa, e "Vai no Bexiga pra Ver", do excepcional Geraldo Filme".

Bom, como já foi dito no trecho transcrito acima, este disco nos traz as regravações dos maiores sucessos do grupo, como "Trem das Onze", "Saudosa Maloca", "Samba do Arnesto", "As Mariposas", "No Morro da Casa Verde", "Iracema" e "Pogréssio", todas do inesquecível Adoniran Barbosa, além de "Lenço Na Molera", de Elzo Augusto, "Ói Nóis Aqui Tra Veis", de Geraldo Blota e Joseval Peixoto, e a inédita "Vai no Bexiga Pra Ver", de Geraldo Filme e que, como não conhecia, foi uma grata surpresa descobri-la. Um disco animado, completo dos sambas, os quais mostram muito bem a cara da capital paulista, bem ao estilo dos Demônios da Garoa.

1 - Copo D'Áuga
2 - Saudosa Maloca
3 - Samba do Arnesto
4 - Lenço na Molera
5 - Iracema
6 - Pogréssio
7 - Vai no Bexiga Pra Ver
8 - Trem das Onze
9 - As Mariposas
10 - No Morro da Casa Verde
11 - Samba Italiano
12 - Ói Nóis Aqui Tra Veis

Nenhum comentário:

Postar um comentário