quinta-feira, 30 de setembro de 2010

1958 - Convite Para Ouvir Maysa - Nº 3

Oi pessoal! Nesta quinta-feira, posto aqui um álbum da mesma cantora que iniciei as postagens do mês de Setembro, para fechar o mês com chave de ouro: Maysa. "Convite Para Ouvir Maysa - Nº 3" foi escolhido por apresentar grandes clássicos da Bossa Nova na voz dessa cantora extraordinária, como "As Praias Desertas" e "Eu Não Existo Sem Você", além de canções inesquecíveis como "Mundo Vazio", "Pra Dizer Adeus", "Fala Baixo" e "Candidata A Triste".

1 - Mundo Vazio
2 - Saudade de Mim
3 - Candidata A Triste
4 - Preciso Dizer Adeus
5 - Eu Não Existo Sem Você
6 - Pedaços de Saudade
7 - Fala Baixo
8 - Suas Mãos
9 - As Praias Desertas
10 - Maria Que É Triste
11 - Bom É Querer Bem
12 - Conselho


quarta-feira, 29 de setembro de 2010

1962 - Angela Maria Canta Para O Mundo

Oi pessoal! Nesta quarta-feira, chuvosa e fria, trago aqui pro Blog um álbum da grande Angela Maria, uma das maiores cantoras brasileiras de todos os tempos. Conhecida como "sapoti", apelido oriundo de uma frase dita pelo então presidente Getúlio Vargas sobre ela, certa vez: "Menina, você tem a voz doce e a cor do sapoti". Sagrada "Rainha do Rádio", em 1954, Angela Maria se tornou uma das mais populares cantoras da época de ouro do rádio, batendo recordes de vendas de discos e consagrando vários sucessos, como "Babalu", "Lábios de Mel" e "Canto Paraguaio", dentre outros. Neste disco, destaco as músicas "Já Era Tempo", "Beijo Roubado", "O Arlequim de Toledo" e "Amor de Carnaval".

1 - O Arlequim de Toledo
2 - Eu Não Disse
3 - Já Era Tempo
4 - Chá Chá Chá da Moça
5 - Eu Te Amo
6 - Sonho de Amor
7 - Beijo Roubado
8 - Rio, Meu Amor
9 - Foi Deus
10 - A Lua É Camarada
11 - Até Breve
12 - Amor de Carnaval

terça-feira, 28 de setembro de 2010

1979 - Se Todo Mundo Cantasse Seria Mais Fácil Viver - Wilson Simonal

Oi pessoal! Nesta terça-feira, escolhi para postar um álbum de Wilson Simonal, "Se Todo Mundo Cantasse Seria Mais Fácil Viver". Gravado na época em que Simonal foi esquecido pelo público e tachado de "dedo-duro" pelo regime militar - injustamente, diga-se de passagem -, este disco traz clássicos de nossa MPB como "Marcha da Quarta-Feira de Cinzas", de Vinicius e Carlos Lyra, "Ana Luíza" e "Lígia", de Tom Jobim, "Tem Mais Samba" de Chico Buarque e "Minha", de Francis Hime e Ruy Guerra. Além destas, destaco "Serra da Boa Esperança" e também "Você", clássico bossa-nova, da dupla Menescal & Bôscoli.

1 - Meu Cântico de Paz
2 - Ana Luíza
3 - Você
4 - Serra da Boa Esperança
5 - Tem Mais Samba
6 - Canção da Criança - Tempinho Bom
7 - Quem Há de Dizer
8 - Lígia
9 - Minha
10 - Marcha da Quarta-Feira de Cinzas

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

1972 - Elis

Oi pessoal! Nesta segunda-feira, posto aqui um disco simplesmente maravilhoso, escolhido a dedo para ser o post nº 72 do Blog e também para comemorar as primeiras 1000 visitas do nosso Blog da Música Brasileira. Para começar, começaremos falando da autora do disco: Elis Regina. Não preciso dizer que a considero a melhor cantora que o Brasil já teve. Nessa época, Elis estava passando por mudanças que marcariam sua vida e, conseqüentemente, seus discos e músicas, como a separação de Ronaldo Bôscoli e o nascimento de seu primeiro filho, João Marcelo, dois anos antes. Neste disco, Elis demonstra toda a sua genialidade em interpretações belíssimas e inesquecíveis, como "Águas de Março", primeira a gravar um dos maiores sucessos de Tom Jobim, "Cais" e "Nada Será como Antes", de Milton Nascimento, e Ronaldo Bastos, que são simplesmente fantásticas, e "Casa No Campo", de Zé Rodrix (falecido nesse ano de 2010) e Tavito. Além destas, temos "Vida de Bailarina", inspirada em Ângela Maria, que desde a infância Elis admirava, "Me Deixa Em Paz", que traz implícita uma conotação de ironia quanto ao final recente de seu casamento com Bôscoli, "20 Anos Blue", que pra mim representa bem a Elis do início da década de 70 e, finalmente, o clássico "Atrás da Porta", gravada no estúdio fechado somente com Elis e César Camargo Mariano. Uma curiosidade a respeito deste disco é que, no início, fora planejado como álbum duplo e, após algum tempo, foi lançado apenas como LP simples. Algumas músicas que estariam neste LP duplo, como "Osanah" e "A Fia de Chico Brito", foram lançadas em compacto duplo, em 1971, juntamente com as músicas "Nada Será Como Antes" e "Casa No Campo", e "Entrudo", gravado em compacto simples em 1972, juntamente com "Águas de Março" e relançada em 1979 no álbum "Elis Especial", coletânea que a PHILIPS lançou de fonogramas que não tinham sido lançados em discos da Elis. Enfim, depois dessa longa história, aí está, finalmente: "Elis", de 1972.

1 - 20 Anos Blue
2 - Bala Com Bala
3 - Nada Será Como Antes
4 - Mucuripe
5 - Olhos Abertos
6 - Vida de Bailarina
7 - Águas de Março
8 - Atrás da Porta
9 - Cais
10 - Me Deixa Em Paz
11 - Casa No Campo
12 - Boa Noite, Amor


domingo, 26 de setembro de 2010

1969 - Gal Costa

Oi pessoal! Neste domingo, posto aqui um álbum da aniversariante do dia: Parabéns! Que sua voz continue a dar mais graça à música brasileira. Depois da homenagem, vamos ao disco em si. "Gal Costa", de 1969, é o primeiro disco individual da cantora, marcado pelo movimento Tropicalista, da qual fazia parte. Ele traz alguns sucessos dessa época, como "Baby" e "Divino Maravilhoso", classificada em 3º Lugar do IV Festival de Música Popular Brasileira de 1968. Além destas canções, o disco traz ainda "Se Você Pensa", de Roberto e Erasmo Carlos, "Sebastiana", "Namorinho de Portão", "Não Identificado" e "Que Pena (Ela Já Não Gosta Mais de Mim)".

1 - Não Identificado
2 - Sebastiana
3 - Lost In The Paradise
4 - Namorinho de Portão
5 - Saudosismo
6 - Se Você Pensa
7 - Vou Recomeçar
8 - Divino, Maravilhoso
9 - Que Pena (Ela Já Não Gosta Mais de Mim)
10 - Baby
11 - A Coisa Mais Linda que Existe
12 - Deus É O Amor

10 -

sábado, 25 de setembro de 2010

1970 - Chico Buarque de Hollanda e Noel Rosa Na Voz de Isaura Garcia

Oi pessoal! Hoje posto aqui no Blog um álbum da grande Isaurinha Garcia, uma das maiores cantoras de nossa MPB. Teve seu início de carreira ainda na época de ouro do rádio brasileiro, se inspirando em Carmen Miranda e Aracy de Almeida. Dona de uma voz forte, característica e marcante, Isaurinha emplacou vários sucessos em sua carreira, como "Mensagem", "De Conversa Em Conversa" e "Palhaçada". Neste disco, Isaura interpreta grandes sucessos de Chico Buarque, como "Januária", "Tem Mais Samba", "Carolina" e "Com Açúcar, Com Afeto", e também do sambista Noel Rosa, como "Triste Cuíca" - imortalizada na voz de Aracy - e "Feitio de Oração".

1 - Januária
2 - Triste Cuíca
3 - Com Açúcar, Com Afeto
4 - Eu Sei Sofrer
5 - Olê, Olá
6 - Século do Progresso
7 - Último Desejo
8 - Tem Mais Samba
9 - Feitio de Oração
10 - Fica
11 - Suspiro
12 - Carolina

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

1968 - Os Mutantes

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, resolvi postar um álbum histórico pra história do rock brasileiro. Os Mutantes, banda originalmente formada em 1966, trouxe para a música brasileira grandes e definitivas contribuições, como a irreverência e a introdução de vários elementos novos em suas músicas, como o feedback e a distorção, por exemplo. O primeiro álbum da banda composta por Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, "Os Mutantes" traz algumas das canções que marcaram o Tropicalismo no final da década de 1960, como "Baby", "Bat Macumba", "Panis Et Circenses" e "Adeus Maria Fulô". Destaco ainda "Senhor F", "Trem Fantasma" e "A Minha Menina".

1 - Panis Et Circenses
2 - A Minha Menina
3 - O Relógio
4 - Adeus Maria Fulô
5 - Baby
6 - Senhor F
7 - Bat Macumba
8 - Premier Bonheur Du Jour
9 - Trem Fantasma
10 - Tempo No Tempo
11 - Ave Genghis Khan

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

1963 - Mais Bossa Com Os Cariocas

Oi pessoal! Nesta noite de quinta-feira, agradável e bonita, posto aqui um disco também agradável, mas aos ouvidos. "Mais Bossa Com Os Cariocas" é um álbum de Bossa Nova de um quarteto genial, que soube cantar Bossa Nova como poucos. Lançado em 1963, esse disco apresenta grandes sucessos da bossa-novistas, como "Ela É Carioca", "Insensatez", "Vivo Sonhando", além de clássicos como "Telefone", "Tem Dó" e "Cartão de Visita".

1 - Telefone
2 - Vamos Amar
3 - Cartão de Visita
4 - Vivo Sonhando
5 - O Céu É Você
6 - Amorzinho Diferente
7 - Tem dó
8 - Amor de Nada
9 - Ela É Carioca
10 - Também, Quem Mandou
11 - Insensatez
12 - Só Quis Você

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

1977 - Tom • Vinicius • Toquinho • Miúcha - Gravado Ao Vivo No Canecão

Oi pessoal, nesta quente quarta-feira, posto aqui no Blog um álbum de quatro gênios de nossa música brasileira. Tom e Vinicius, monstros sagrados da Bossa Nova; Toquinho e seu violão, um dos ícones da MPB, tendo o poetinha como parceiro e amigo durante mais de dez anos; Miúcha, irmã de Chico Buarque e mãe da cantora Bebel Gilberto, fruto de seu casamento com João Gilberto, com suas interpretações únicas, como "Pela Luz dos Olhos Teus", ao lado de Tom Jobim, e "Vai Levando", com Tom e Chico. Assim, temos uma quarta-feira de um quarteto mais que fantástico, que em 1977 se reuniram para uma série de shows no Brasil e no exterior. Neste contexto é que esse disco foi gravado ao vivo, no Canecão, em São Paulo, tornando-se,portanto,
um dos álbuns mais importantes da história da MPB. Neste disco, temos grandes pérolas como "Pela Luz dos Olhos Teus" com Miúcha e Tom, "Minha Namorada", com Miúcha e Vinicius, "Carta ao Tom - 74 - Carta Ao Tom", com Toquinho e Vinicius na primeira e Tom Jobim na paródia, "Chega de Saudade - Se Todos Fossem Iguais a Você - Estamos Aí" e "Samba Pra Vinicius - Vai Levando", com o quarteto. Além destas preciosidades, destaco "Corcovado", com Tom Jobim, e "Água de Beber - Garota de Ipanema (com Tom e Vinicius) - Sei Lá...A Vida Tem Sempre Razão (com o quarteto completo".

1 - Abertura - Estamos Aí - Dia da Criação - Tarde em Itapuã - Gente Humilde
2 - Carta ao Tom-74 - Carta Ao Tom
3 - Corcovado
4 - Wave
5 - Pela Luz dos Olhos Teus
6 - Saia do Caminho
7 - Samba Pra Vinicius - Vai Levando
8 - Água de Beber - Garota de Ipanema - Sei Lá...A Vida Tem Sempre Razão
9 - Minha Namorada
10 - Chega de Saudade - Se Todos Fossem Iguais a Você - Estamos Aí

terça-feira, 21 de setembro de 2010

1967 - MPB-4

Oi pessoal! Nesta terça-feira, escolhi um álbum do conjunto MPB-4, um quarteto fantástico de nossa música popular brasileira. Este álbum apresenta algumas músicas de Chico Buarque, como "Quem Te viu, Quem te Vê", "Fica" e "Morena dos Olhos D'água", além do sucesso "Canção de Não Cantar", classificada em quarto lugar no II Festival de Música Brasileira de 1966 da Tv Record e defendida pelo próprio grupo. Destaco também as canções "No Cordão da Saideira", de Edu Lobo, e "O Grande Amor", de Tom e Vinicius.

1 - No Cordão da Saideira
2 - Morena dos Olhos D'água
3 - Meu Violão
4 - Brincadeira de Angola
5 - Malandro
7 - Cheguei
8 - O Grande Amor
9 - Quem Te Viu, Quem Te Vê
10 - Fica
11 - Canção a Medo
12 - É Preciso Perdoar

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

1974 - Vanusa

Oi pessoal! Nesta segunda-feira, posto aqui um álbum de uma cantora que está na moda no youtube, não por seu talento, mas por gafes engraçadas, como quando errou a letra do Hino Nacional ao cantá-lo na Assembléia Legislativa de São Paulo no ano passado, alegando que estava sob efeito de medicamentos para labirintite. Vanusa, para aqueles que não a conhecem, é uma cantora de muito talento, de voz muito bonita, protagonista de grandes sucessos durante a sua carreira, como "Manhãs de Setembro" e "Sonhos de um Palhaço". Começou sua carreira em 1966, ao se apresentar em alguns programas de Tv na extinta Tv Excelsior. Em 1969, no V Festival de Música Brasileira da Tv Record, Vanusa ganhou o terceiro lugar com a música "Comunicação" - gravada no ano seguinte por Elis Regina -, além de ganhar o prêmio de melhor intérprete do festival. Neste disco, estão presentes além de "Sonhos de um Palhaço", outras grandes músicas como "Súplica Cearense", "Sombras de Veludo", "Reza", "Coisas de Você", "Você Depende" e "Alumiou".

1 - Sonhos de um Palhaço
2 - Você Depende
3 - Reza
4 - Rascunho
5 - Alumiou
6 - Momentos de Amor
7 - Sombras de Veludo
8 - Súplica Cearense
9 - Perto das Estrelas
10 - Coisas de Você
11 - Sonhos Comuns
12 - Noutros Dias Quem Sabe

domingo, 19 de setembro de 2010

1967 - Chico Buarque de Hollanda - Vol. 2

Oi pessoal! Neste domingo, posto aqui no Blog mais um disco de Chico Buarque, o segundo de sua carreira. Este volume 2 de "Chico Buarque de Hollanda" traz músicas de sua própria autoria, músicas que se consagraram como grandes sucessos em sua carreira de cantor e compositor. Começo destacando a faixa 3, "Com Açúcar, Com Afeto", sucesso na voz de Nara Leão, que pediu a Chico uma música sobre uma mulher que sempre espera o marido em casa fazendo o que ele gosta, mas mesmo assim ele continua por aí nos bares da vida. Esta foi a primeira canção de Chico que o eu-lírico (quem está contando a história pela música, no caso) se apresenta como uma mulher. Outra música de grande destaque é "Noite dos Mascarados", que foi escolhida por Vinicius de Moraes como trilha sonora de seu filme "Garota de Ipanema", lançado também em 1967. Esta música apresentava-se no disco do filme em dueto de Chico com Elis, um dos duetos mais clássicos de nossa MPB. Entretanto, no disco do Chico em questão, a música é interpretada por Chico e Os Três Moraes. Além destas duas músicas, destaco "Morena dos Olhos D'água", "Logo Eu?", "Quem Te Viu, Quem Te Vê", "Fica" e "Lua Cheia".

1 - Noite dos Mascarados
2 - Logo Eu?
3 - Com Açúcar, Com Afeto
4 - Fica
5 - Lua Cheia
6 - Quem Te viu, Quem Te Vê
7 - Realejo
8 - Ano Novo
9 - A Televisão
10 - Será Que Cristina Volta?
11 - Morena dos Olhos D'água
12 - Um Chorinho

sábado, 18 de setembro de 2010

1966 - 5 Anos de Canção - Geraldo Vandré

Oi pessoal! Neste sábado frio, posto aqui no Blog mais um disco de um grande cantor de nossa MPB. "5 Anos de Canção", de Geraldo Vandré, apresenta a música "Porta-Estandarte", vencedora do Festival Nacional de Música Popular Brasileira - promovido pela Tv Excelsior, em 1966 -, defendida por Airto Moreira e Tuca. Apesar de ser um festival um pouco conturbado e de pouca expressão na época, foi um festival que abriu as portas para alguns cantores que ainda não eram conhecidos do público, como Clara Nunes, com "Canção do Amor que se Foi" e "Maria Odette", com a música "Boa Palavra", de Caetano Veloso. Este disco ainda traz "Rosa Flor", "Quem Quiser Encontrar o Amor" e "Fica Mal Com Deus".

2 - Depois É Só Chorar
3 - Tristeza de Amar
4 - Réquiem Para Matraga
5 - Canção do Breve Amor
6 - Fica Mal Com Deus
7 - Rosa Flor
8 - Pequeno Concerto Que virou Canção
9 - Se a Tristeza Chegar
10 - Canção Nordestina
11 - Ninguém Pode Mais Sofrer
12 - Quem Quiser Encontrar O Amor


sexta-feira, 17 de setembro de 2010

1960 - A Meiga Elizete

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, posto aqui um álbum de Elizete Cardoso, um dos primeiros de sua carreira. Conhecida pelo seu estilo inconfundível ao interpretar choros e sambas-canções, Elizete ganhou destaque com o álbum "Canção do Amor Demais", de 1958, com músicas de Tom e Vinicius, um dos marcos iniciais da Bossa Nova e da carreira de Elizete, marcando este estilo em alguns de seus discos e músicas a partir daí. Em 1965, ganhou o segundo lugar do I Festival de Música Popular Brasileira promovido pela Tv Excelsior, com a música "Valsa do Amor Que Não Vem", de Baden Powell e Vinicius de Moraes. Assim, neste disco, destaco o sucesso de Dolores Duran gravado pela "Divina", "A Noite do Meu Bem", além de "Notícia de Jornal", "Vai Querer", "Canção de Nós Dois", "Tome Continha de Você", "Sincopado Triste" e "Projeção".

1 - Vai Querer
2 - Projeção
4 - Não Diga Nada
5 - Tentação do Inconveniente
6 - Tome Continha de Você
7 - Nossos Momentos
8 - Sincopado Triste
9 - Canção de Nós Dois
10 - Notícia de Jornal
11 - Pela Rua
12 - Pra Quê?

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

1975 - Adoniran Barbosa

Oi pessoal! Nesta quinta-feira, nada mais justo e natural do que postar mais um álbum do nosso centenário Adoniran, depois do post dos Demônios da Garoa. Neste disco, Adoniran interpreta grandes músicas de sua carreira, como "Pafunça", "Malvina", "O Samba do Arnesto" e "Mulher, Patrão e Cachaça", além de "Samba Italiano", "No Morro da Casa Verde" e "Tocar na Banda", que se destacam também neste álbum. Fica aqui a homenagem do Blog da Música Brasileira a este artista memorável e extraordinário, que se estivesse vivo, completaria neste ano 100 anos. Parabéns, Adoniran!

1 - No Morro da Casa Verde
2 - Vide Verso Meu Endereço
3 - Tocar Na Banda
4 - Malvina
5 - Não Quero Entrar
6 - Samba Italiano
7 - Triste Margarida (Samba do Metrô)
8 - Mulher, Patrão e Cachaça
9 - Pafunça
10 - O Samba do Arnesto
11 - Conselho de Mulher
12 - Joga a Chave

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

2003 - 60 Anos - Ao vivo - Demônios da Garoa

Oi pessoal! Nesta quarta-feira, postagem número 60 do blog, posto aqui um álbum de um grupo que com certeza já é conhecido de vocês. Os Demônios da Garoa, grupo surgido em São Paulo em meados dos anos 1940, se consagrou ao cantar músicas do nosso centenário Adoniran Barbosa, como "Trem das Onze", "Samba do Arnesto" e "Saudosa Maloca". Neste álbum, gravado ao vivo no SESC Pompéia pela comemoração dos 60 anos do grupo, os Demônios trazem a público seus maiores sucessos - os três já citados anteriormente -, além de "Iracema" e "Tiro ao Álvaro". Completam o repertório músicas que transmitem bem o samba paulista característico do grupo, como "Fada Feiticeira", "Dona da Razão", "Vai Coração" e "Preciso de Você". Sambão. Bem paulistano, da gema com certeza.

1 - Vai Coração
2 - Iracema
3 - Preciso de Você
4 - Saudosa Maloca
5 - Logo Seremos Três
6 - Dona da Razão
7 - Tiro ao Álvaro
8 - Meu Cavaco
9 - Samba do Arnesto
10 - Fada Feiticeira
11 - Nosso Amor
12 - Seu Querer
13 - Trem das Onze
14 - Franciscos


terça-feira, 14 de setembro de 2010

2003 - Maria Rita

Oi pessoal! Nesta terça-feira, posto aqui um álbum de nossa Maria Rita. O primeiro disco de uma carreira brilhante, tenho certeza. Neste seu primeiro disco, Maria Rita escolheu como parte de seu repertório músicas do grande Milton Nascimento, "Encontros e Despedidas" e "A Festa", além de músicas como "Agora Só Falta Você", de Rita Lee, e "Menininha do Portão", de Nonato Buzar e Paulinho Tapajós, sucesso na voz de Wilson Simonal em seu LP antológico "Alegria, Alegria - Vol. 3". Dentre as outras músicas, destaco "Cara Valente", "Lavadeira do Rio" e "Dos Gardenias", de Paulo e Jean Garkunkel. Para um álbum de estréia, audacioso e maravilhoso.

1 - A Festa
2 - Agora Só Falta Você
3 - Menininha do Portão
4 - Não Vale a Pena
5 - Dos Gardenias
6 - Cara Valente
7 - Santa Chuva
8 - Menina da Lua
9 - Encontros e Despedidas
10 - Pagu
11 - Lavadeira do Rio
12 - Veja Bem Meu Bem
13 - Cupido

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

1977 - Elis

Oi pessoal! Nesta segunda-feira quente e abafada, escolhi um disco quente de nossa maravilhosa Elis, um dos meus preferidos da maior cantora brasileira de todos os tempos, na minha humilde opinião. "Elis", de 1977, traz grandes sucessos de Elis, como "Caxangá" e "Morro Velho", de Milton Nascimento, além de "Colagem", de Claudio Lucci e José Mario Pereira, e "A Dama do Apocalipse", dos músicos que se apresentavam com Elis na época, Nathan Marques e Crispim. Deixei para falar por último, das duas maiores canções do disco. Sem sombra de dúvida, todos já ouviram pelo menos uma vez "Romaria", de Renato Teixeira. E aqueles que são apaixonados pela Elis, indiscutivelmente conhecem a música de João Bosco e Aldir Blanc, "Transversal do Tempo", que deu o nome ao seu próximo disco, "Transversal do Tempo", já postado aqui no blog, e à série de shows de mesmo nome que percorreu o Brasil, chegando até à Europa. Quase me esqueci de mencionar a música "Cartomante", de Ivan Lins e Vitor Martins, sucesso na voz de Elis, uma das minhas músicas favoritas deste disco e da própria Elis.

1 - Caxangá
2 - Colagem
3 - Vecchio Novo
4 - Morro Velho
5 - Qualquer Dia
6 - Romaria
7 - A Dama do Apocalipse
9 - Sentimental Eu Fico
10 - Transversal do Tempo

domingo, 12 de setembro de 2010

1968 - Gil-Chico-Veloso Por Claudete Soares

Oi pessoal! Neste domingo ensolarada, escolhi postar um álbum de uma contara inédita ainda no Blog. Claudete Soares. Para aqueles que não a conhecem, ela é uma cantora de voz bonita, que fez grande sucesso cantando Bossa Nova e MPB. Neste disco, vocês podem conhecer melhor Claudete, que interpreta canções dos grandes Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso, como "Januária" e "Bandolim" de Chico, "Mancada" e "Domingou" de Gil, e "Deus Vos Salve Esta Casa Santa", "Lia" e "Remelexo", de Caetano. Além destas, ela canta ao lado de Gil, "Clara", de Caetano, e "Yemanjá", do próprio Gil. Um disco sensacional!

1 - Januária
2 - Lia
4 - Desencontro
5 - Deus Vos Salve Esta Casa Santa
6 - Mancada
7 - Bandolim
8 - Remelexo
9 - Domingou
10 - Lua Cheia
11 - Clara - com Gilberto Gil
12 - Yemanjá - com Gilberto Gil

sábado, 11 de setembro de 2010

1981 - Edu & Tom

Oi pessoal! Neste sábado, posto aqui um álbum antológico de nossa música brasileira, que marca o encontro de dois grandes compositores: Tom Jobim e Edu Lobo. Neste álbum, canções que marcaram a carreira de ambos ganham aqui uma nova interpretação, de Edu e Tom, como "Pra Dizer Adeus", "Canção do Amanhecer" e "Vento Bravo", de Edu, e "Chovendo Na Roseira", "Lígia" e "Ângela", de Tom. Destaco ainda as músicas "Ai Quem Me Dera", de Edu, "É Preciso Dizer Adeus", de Tom e Vinicius, que ganha uma roupagem mais atual e menos melancólica, e "Moto-Contínuo", de Edu e Chico Buarque, cantadas por Edu e Tom. Simplesmente, é um disco pra se ouvir sempre. Maravilhoso!

1 - Ai Quem Me Dera - Edu & Tom
2 - Pra Dizer Adeus - Edu & Tom
3 - Chovendo Na Roseira - Edu Lobo
4 - Moto-Contínuo - Edu & Tom
5 - Ângela - Tom Jobim
6 - Luiza - Edu & Tom
7 - Canção do Amanhecer - Edu & Tom
8 - Vento Bravo - Edu & Tom
9 - É Preciso Dizer Adeus - Edu & Tom
10 - Canto Triste - Edu & Tom

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

1967 - Vento de Maio - Nara Leão

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, escolhi pra postar um álbum da nossa queria Nara: Vento de Maio, de 1967. Neste álbum, Nara traz músicas que se tornaram grandes sucessos na sua voz, como "Com Açúcar, Com Afeto", música que Chico Buarque compôs pra ela, a pedido da própria Nara, "A Estrada e o Violeiro", canção ganhadora do prêmio de melhor letra do III Festival de Música Popular Brasileira da Tv Record de 1967, ao lado do compositor Sidney Miller, e "Noite dos Mascarados", com Gilberto Gil, canção integrante da trilha sonora do filme "Garota de Ipanema" na voz de Chico Buarque e Elis Regina. Além destas três canções sensacionais, o álbum ainda traz "Quem Te viu, Quem Te Vê", de Chico Buarque, "Vento de Maio", que dá título ao disco, "O Circo", "Maria Joana", "Rancho das Namoradas" e "Morena do Mar".

1 - Quem Te Viu, Quem Te Vê
2 - Com Açúcar, Com Afeto
3 - Noite dos Mascarados - com Gilberto Gil
4 - Vento de Maio
5 - Maria Joana
6 - A Praça
7 - O Circo
8 - Morena do Mar
9 - Fui Bem Feliz
10 - Rancho das Namoradas
11 - Chorinho
12 - Passa, Passa, Gavião
13 - A Estrada e o Violeiro - com Sidney Miller

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

1967 - Roberto Carlos em Ritmo de Aventura

Oi pessoal! Hoje posto aqui pela primeira vez um disco do nosso rei Roberto Carlos. Ídolo da Jovem Guarda dos anos 1960, se consagrou como um dos maiores cantores que o Brasil já teve, aclamado como Rei após vencer o Festival de San Remo,em 1968. Participou do III Festival de Música Popular Brasileira da Tv Record, com a música "Maria, Carnaval e Cinzas", conseguindo o quinto lugar no Festival consagrado com "Alegria, "Alegria", "Domingo No Parque", "Roda Viva" e a vencedora, "Ponteio". Escolhi este disco porque apresenta alguns dos grandes sucessos de sua carreira, como "Como É Grande O Meu Amor Por Você" e "Eu Sou Terrível", além de "Quando", "Por Isso Corro Demais" e "O Sósia", além de ser a trilha sonora do filme "Roberto Carlos em Ritmo de Aventura", lançado também em 1968.

1 - Eu Sou Terrível
2 - Como É Grande O Meu Amor Por Você
3 - Por Isso Corro Demais
4 - Você Deixou Alguém A Esperar
5 - De Que Vale Tudo Isso
6 - Folhas de Outono
7 - Quando
8 - É Tempo de Amar
9 - Você Não Serve Pra Mim
10 - E Por Isso Estou Aqui
11 - O Sósia
12 - Só Vou Gostar De Quem Gosta De Mim
13 - Tudo Que Sonhei
14 - Fiquei Tão Triste


quarta-feira, 8 de setembro de 2010

1977 - Toquinho & Vinicius

Oi pessoal! Nesta quarta-feira, pós feriado, posto aqui mais um álbum da dupla de grande sucesso, Toquinho e Vinicius, sugerida pelo meu amigo Carlos. Neste álbum, Toquinho e Vinicius apresentam sucessos de sua parceria de 8 anos (até então), como "Para Viver um Grande Amor", "Cotidiano Nº 2", "Tarde em Itapoan", "Regra Três", "Testamento", "Como Dizia o Poeta" e "A Tonga Da Mironga Do Kabuletê", além das inéditas "Meu Pai Oxalá" e "Paiol de Pólvora".

1 - São Demais Os Perigos Desta Vida
2 - A Tonga Da Mironga Do Kabuletê
3 - Morena Flor
4 - Cotidiano Nº 2
5 - Maria Vai Com as Outras
6 - Meu Pai Oxalá
7 - Regra Três
8 - O Velho e a Flor
9 - Tarde em Itapoan
10 - Como Dizia o Poeta
11 - No Colo da Serra
12 - Menina das Duas Tranças
13 - Paiol de Pólvora
14 - Testamento

terça-feira, 7 de setembro de 2010

1970 - México '70 - Wilson Simonal

Oi pessoal! Neste 7 de Setembro, resolvi postar um disco que transmite um pouco do nosso patriotismo, de nossa união ao redor das cores ver e amarela, traduzidas em nossa seleção canarinho. Ah, mas muitos vão pensar: "Mas o patriotismo não significa só torcer pela seleção". Eu sei disso. Nosso patriotismo tem que estar sempre presente em nosso cotidiano, como elegendo bons candidatos (as eleições estão aí, minha gente), dentre outros pequenos gestos de amor à pátria. Assim, escolhi o futebol pois atualmente é um dos poucos momentos de união de todo o país em torno de um mesmo ideal: ganhar a Copa do Mundo. Por isso, trago aqui Simonal com este disco, que apesar de ser um dos melhores de sua carreira, não foi lançado no brasil na época, apenas um compacto com as músicas "Kiki", "As Menininhas do Leblon", "Aqui é o País do Futebol" e "Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda". Assim, destaco deste álbum fantástico, "As Menininhas do Leblon" e "Ecco Il Tipo Che Io Cercavo", com a tradicional "pilantragem" ao estilo Simonal, e também "Ave Maria No Morro", "Crioula" e "Que Pena", que transformaria o estilo de Simonal em um estilo parecido com o Soul norte-americano. Finalmente, dedico esse disco em memória de um dos maiores cantores brasileiros, a todos aqueles que gostam do Simonal, e, é claro, a nossa "amada terra do Brasil".

1 - Aqui é o País do Futebol
2 - Raindrops Keep Fallin' On My Head
3 - Kiki
4 - Ave Maria No Morro
5 - I'll Never Fall In Love Again
6 - Crioula
7 - Que Pena
8 - Aquarius - The Flesh Failures
9 - Garota de Ipanema
10 - Ecco Il Tipo Che Io Cercavo
11 - As Menininhas do Leblon
12 - Eu Sonhei Que Tu Estavas Tão Linda

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

1963 - Samba Esquema Novo - Jorge Ben

Oi pessoal! Nesta segunda-feira, emenda de feriado, mais uma vez posto um álbum que contou com a ajuda do meu amigo Pingua. "Samba Esquema Novo", primeiro álbum de Jorge Ben (Jor), traz músicas com um estilo diferente, até meio inovador. Neste álbum, já aparece um dos maiores sucessos de Jorge Ben, "Mas Que Nada", além de "Chove, Chuva", "Balança Pema", "Rosa, Menina Rosa", "É Só Sambar" e "Quero Esquecer Você". Antológico.

1 - Mas Que Nada
2 - Tim, Dom, Dom
3 - Balança Pema
4 - Vem Morena, Vem
5 - Chove, Chuva
6 - É Só Sambar
7 - Rosa, Menina Rosa
8 - Quero Esquecer Você
9 - Uala, Ualalá
10 - A Tamba
11 - Menina Bonita Não Chora
12 - Por Causa de Você, Menina

domingo, 5 de setembro de 2010

1970 - Bandeira Branca - Dalva de Oliveira

Oi pessoal! Nesta postagem nº 50 do Blog, eu e meu amigo Pingua escolhemos homenagear nossa grande Dalva de Oliveira, Rainha do Rádio de 1951, de voz belíssima e canções maravilhosas. Este disco, em especial, é o último de sua carreira, com o título de seu último grande sucesso, "Bandeira Branca". Além desta, o álbum traz outros sucessos, como "Estão Voltando As Flores" e "Primavera no Rio", além de "Onde o Rio é Mais Carioca", "Pequena Marcha Para um Grande Amor", "Chuva de Verão" e "Bahia da Primeira Missa". Este, pra mim, é um dos grandes discos de nossa música, trazendo uma Dalva perfeita em sua voz e maravilhosa em sua interpretação.

1 - Oh! Meu Imenso Amor
2 - Estão Voltando as Flores
3 - Meu Último Luar
4 - Primavera no Rio
5 - Mentira de Amor
7 - Canção do Marinheiro
8 - Pequena Marcha Para Um Grande Amor
9 - Um Homem e uma Mulher
10 - Bahia da Primeira Missa
11 - Onde o Rio é Mais Carioca
12 - Chuva de Verão


sábado, 4 de setembro de 2010

1970 - Milton

Oi pessoal! Hoje resolvi postar mais um álbum, estava com vontade de postar mais uma vez. E aqui está, "Milton", gravado em 1970, que possui músicas de grande sucesso da carreira de Milton Nascimento, como "Para Lennon e McCartney" e "Aqui É O País do Futebol", além de "O Homem da Sucursal", que é parecidíssima com "Caxangá", "Clube da Esquina", que daria o título ao seu próximo álbum, "Clube da Esquina", lançado em parceria com Lô Borges em 1972, "O Jogo", "Maria Três Filhos" e "Tema de Tostão", instrumental e vocalizada.

1 - Para Lennon e McCartney
2 - Amigo, Amiga
3 - Maria Três Filhos
4 - Clube da Esquina
5 - Canto Latino
6 - Durango Kid
7 - Pai Grande
8 - Alunar
9 - A Felicidade
10 - Tema de Tostão
11 - O Homem da Sucursal
12 - Aqui É O País do Futebol
13 - O Jogo

1965 - O Fino do Fino - Elis Regina e Zimbo Trio

Oi pessoal! Neste sábado, posto aqui um álbum da nossa maravilhosa Elis Regina, gravado ao vivo no Teatro Record, em 1965, com o Zimbo Trio. "O Fino do Fino" é um álbum que contempla os maiores sucessos do programa O Fino da Bossa na voz de Elis, bem como músicas apenas instrumentais do trio que acompanhva Elis em seu programa. O Fino da Bossa, apresentado na Tv Record entre 1965 e 1967, trouxe muitos convidados especiais, como Adoniran Barbosa, Dorival Caymmi e Edu Lobo, além de tantos outros. Como curiosidade, este disco apresenta como Produtor ninguém menos que Manoel Carlos, que na época dirigia o programa O Fino da Bossa, antes de se consagrar como autor de novelas. Neste disco, destacam-se "Zambi", "Té O Sol Raiar", "Esse Mundo é Meu / Resolução" e "Chegança", na voz de Elis, e "Aruanda", "Chuva" e "Expresso Sete" entre as instrumentais.

1 - Zambi
2 - Aruanda
3 - Canção do Amanhecer
4 - Só Eu sei O Nome
5 - Esse mundo É Meu / Resolução
6 - Samba Meu
7 - Expresso Sete
8 - Té O Sol Raiar
9 - Chuva
10 - Amor Demais
11 - Samba Novo
12 - Chegança

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

1966 - Edu & Bethania

Continuando com as postagens do dia, trago aqui o disco de uma dupla que se restringiu apenas a esse disco em conjunto, mas que individualmente muito contribuíram - e contribuem ainda - para a nossa música brasileira. Edu Lobo, compositor de grandes músicas, como "Arrastão" - ganhadora do I Festival de Música Popular Brasileira promovido pela Tv Excelsior, em 1965, na interpretação antológica da nossa Elis - e "Ponteio", vencedora do III Festival de MPB da Tv Record, em 1967, ao lado de Marília Medalha. Maria Bethânia, grande cantora, traz no seu jeito todo seu de cantar, um sotaque baiano, bem característico e marcante. Conhecida como irmã de Caetano, começo a partir da participação no Show Opinião, no lugar de Nara Leão, a despontar definitivamente no cenário musical brasileiro, com a inesquecível "Carcará, pega, mata e come". Nesse cenário, esse disco é concebido, numa fase muito bacana de nossa MPB. Esse disco traz canções de Edu consagradas na voz de Elis, como "Upa, Neguinho" e "Veleiro", além de "Borandá", "Cirandeiro" e "Candeias".

1 - Upa, Neguinho
2 - Cirandeiro
3 - Sinherê
4 - Lua Nova
5 - Candeias
6 - Borandá
7 - Pra Dizer Adeus
8 - Veleiro
9 - Só Me Fez Bem
10 - O Tempo e o Rio

1971 - Construção - Chico Buarque



Oi pessoal! Nesta sexta-feira ensolarada, posto aqui no blog dois álbuns, pra compensar a ausência de ontem. O primeiro, de ninguém menos que Chico Buarque, "Construção", traz grandes músicas deste compositor fora de série de nossa MPB. A música "Construção", que dá o nome ao disco, pra mim é uma das que melhor definem Chico Buarque e seu grande talento, juntamente com "Deus Lhe Pague" e "Minha História", também presentes neste disco. Além destas, o álbum traz as músicas "Samba de Orly", "Cotidiano" e "Olha Maria".

1 - Deus Lhe Pague
2 - Cotidiano
3 - Desalento
4 - Construção
5 - Cotidiano
6 - Olha Maria
7 - Samba de Orly
8 - Valsinha
9 - Minha História
10 - Acalanto

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

1958 - Convite Para Ouvir Maysa - Nº 2

Oi pessoal! Neste primeiro dia de setembro, escolhi para postar um álbum da grande Maysa, continuando esse início de semana bem Bossa Nova do Blog. Neste álbum, Maysa traz sucessos da Bossa Nova, como "Por Causa de Você", e um dos maiores de sua carreira, como "Meu Mundo Caiu", além de "Bronzes e Cristais" e "Bom Dia, Tristeza", de Vinicius de Moraes e Adoniran Barbosa, que como o próprio Adoniran disse no programa "O Fino da Bossa" pra Elis, "a letra é de Vinicius, mas a musiquinha é minha".

2 - No Meio da Noite
3 - Bronzes e Cristais
5 - Bom Dia, Tristeza
6 - Felicidade Infeliz
7 - Bouquet de Izabel
8 - Mundo Novo
9 - E A Chuva Parou
10 - Caminhos Cruzados
11 - Meu Sonho feliz
12 - Diplomacia