domingo, 3 de abril de 2011

1989 - Teu Sonho Não Acabou - Taiguara


Oi pessoal! Neste domingo, posto aqui no Blog pela primeira vez Taiguara, um cantor fantástico, que foi muito importante para nossa música brasileira, principalmente durante as décadas de 1960 e 1970. Um dos símbolos da resistência contra a ditadura militar, Taiguara chegou a participar do V Festival Internacional da Canção (FIC), promovido pela Tv Globo, em 1970, alcançando o terceiro lugar com a música "Universo do Teu Corpo", um dos maiores sucessos de sua carreira. Aliás, este terceiro lugar foi alcançado por Taiguara debaixo de vaias do público contra os jurados pois, para o público, Taiguara merecia muito mais. Em 1968, Taiguara ganhou o primeiro lugar no I Festival Universitário de Música Popular, da Tv Tupi, com a música "Helena, Helena, Helena" e também foi o campeão do III Festival Nacional da Música Popular Brasileira, promovido pela Tv Excelsior, com a música "Modinha", de Sérgio Bittencourt. Dá para se ver que ele não estava para brincadeira nessa história de festivais, nem para a música que cantava. Este disco, uma coletânea lançada com os maiores sucessos de Taiguara em 1989, traz algumas pérolas de nossa música brasileira como as já citadas "Helena, Helena, Helena", "Universo do Teu Corpo" e "Modinha", além de "Berço de Marcela" (que me lembrou muito a sobrinha de uma grande amiga minha), "Gente Humilde" (grande sucesso de Chico Buarque), "Teu Sonho Não Acabou" - que dá nome à coletânea -, "Viagem", "Que As Crianças Cantem Livres", "Carne E Osso" e "Piano e Viola". Um disco maravilhoso, uma descoberta sensacional. Espero que gostem tanto como eu gostei. Demais!

1 - Universo No Teu Corpo
2 - Berço de Marcela
3 - Teu Sonho Não Acabou
4 - Gente Humilde
5 - Modinha
6 - Helena, Helena, Helena
7 - Carne E Osso
8 - Momento de Amor
9 - Viagem
10 - Mudou
11 - Piano e Viola
12 - Nada Sei de Eterno
13 - Hoje
14 - Que As Crianças Cantem Livres

Um comentário:

  1. Essa ideia do site de relembrar grandes nomes da nossa música é fantástica, até mesmo porque hoje a juventude não sabe o que é uma boa núsica. Não os culpo, porque a mídia também não procura mostrar o que realmente vale.
    Bem, meu nome é Leandro, tenho várias composições, sou primo do cantor e compositor Dalto, que vendeu mais de 1 milhão de cópias com a música MUITO ESTRANHO em 1982. Também tenho um Blog falando sobre minhas composições, sonhos e nele tendo mostrar o que de legal acontece no Rio de Janeiro e em Niterói na parte cultural. Vale apena segui-lo também. http://musicandocomlele.blogspot.com/ Parabéns pela iniciativa e vou postar sem por aqui.

    ResponderExcluir