Oi pessoal! Nesta quinta-feira, trago aqui no Blog uma artista ainda inédita por aqui. Embora hoje em dia não seja lembrada pela maioria do público, Rosinha de Valença (Maria Rosa Canelas) foi uma grande compositora, violonista e arranjadora brasileira, que se tornou referência no gênero à sua época. Sua carreira teve início em 1963, quando se mudou para o Rio de Janeiro e conheceu o escritor Sérgio Porto, o qual apresentou à recém-chegada à cidade maravilhosa o compositor e violonista Baden Powell, além do compositor e produtor Aloysio de Oliveira, sendo este último o responsável pela gravação do primeiro disco da carreira de Rosinha de Valença, pela Elenco, ainda no mesmo ano. Desde esta época, Sérgio Porto já definia a compositora como a "instrumentista que tocava por uma cidade inteira", ou seja, pela cidade natal da artista, Valença, no estado do Rio de Janeiro. Ainda nesta época, Rosinha de Valença se apresentou em uma temporada na boate carioca Bottle's, no badalado Beco das Garrafas, além de trabalhar nas noites cariocas ao lado de artistas como Eliana Pittman, Nara Leão, Quarteto em Cy, entre outros. Em 1965, foi convidada a participar do programa comandado por Elis Regina e Jair Rodrigues, "O Fino da Bossa", no Teatro Paramount, em São Paulo, onde se apresentou ao lado de Baden Powell num encontro histórico, tocando juntos a música "Tristeza Em Mim" (Baden Powell), a qual foi gravada ao vivo e lançada em disco quase 30 anos depois no disco "No Fino da Bossa - Vol. 2". Ainda neste ano, Rosinha de Valença viajou para os Estados Unidos com Jorge Ben, Wanda Sá e o Sérgio Mendes Trio, composto pelo próprio Sérgio Mendes, Tião Neto e Chico Batera. O grupo se apresentou em inúmeros shows pelo país, chegando a gravar dois discos (mas sem a presença de Jorge Ben) e ser considerada como uma das maiores violonistas da época. No final deste ano de 1965, após o sucesso alcançado nos Estados Unidos, Canadá e México, a instrumentista excursionou por 24 países europeus e pelo Japão, recebendo uma bolsa da embaixada francesa para estudos no país. Em 1967, acompanhou a cantora Maria Bethânia no show "Comigo Me Desavim", considerado um dos melhores shows do ano. No ano seguinte, Rosinha de Valença viaja para mais algumas turnês internacionais, passando por países como Portugal, Israel, Suíça, Itália, Rússia e alguns países africanos, trabalhando com nomes internacionais da música como Stan Getz, Sarah Vaughan e Henry Mancini. Voltou para o Brasil em 1971, onde gravou o disco tema da postagem de hoje,"Um Violão em Primeiro Plano", lançado pela RCA Victor. Neste trabalho, merecem destaque as músicas "London, London", "Zanzibar", "Asa Branca", "Concierto de Aranjuez", "Tema Espanhol" e "Summertime", todas essencialmente instrumentais, mostrando o talento de Rosinha ao violão, além de "Mudei de Idéia", "Boi Ta-Tá", "De Conversa Em Conversa" (um dos maiores sucessos da carreira de Isaurinha Garcia), "O Samba da Minha Terra" e "Marinheiro". Um disco excelente, de música brasileira de alta qualidade, contagiante, que traz o melhor de Rosinha de Valença, que com seu violão nos brinda com mais esta preciosidade, pura e essencialmente brasileira.
1 - Asa Branca (Luiz Gonzaga / Humberto Teixeira)
2 - London, London (Caetano Veloso)
3 - Mudei de Idéia (Antonio Carlos / Jocafi)
4 - Zanzibar (Edu Lobo)
5 - Boi Ta-Tá (Messias dos Santos / Eugênio Malta)
6 - Marinheiro (Caetano Veloso)
7 - Summertime (Heyward / George Gershwin)
8 - De Conversa Em Conversa (Lúcio Alves / Haroldo Barbosa)
9 - One O'Clock Last Morning, 20th April 1970 (Gilberto Gil)
10 - O Samba da Minha Terra (Dorival Caymmi)
11 - Concierto de Aranjuez (Joaquim Rodrigo Vidre)
12 - Tema Espanhol (Rosinha de Valença)
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