domingo, 31 de outubro de 2010

1994 - Antonio Brasileiro

Oi pessoal! Neste domingo, posto aqui no Blog mais um álbum do nosso grande Tom Jobim. Este, especialmente, é o último disco lançado por Tom Jobim em 1994, mesmo ano em que ele faleceu. Neste disco, Tom nos apresenta canções inesquecíveis de nosso maestro, como "How Insensitive (Insensatez)", "Surfboard" e "Só Danço O Samba", além de gratas surpresas, como "Maracangalha", clássico de Dorival Caymmi, "Trem Azul", de Lô Borges e Ronaldo Bastos, "Maricotinha", "Trem de Ferro", "Pato Preto", "Forever Green", "Piano na Mangueira" e a linda "Samba de Maria Luiza", com participação da filha de Tom Jobim - Maria Luiza. Nesta música, destaco o curioso trecho:
Maria Luiza: ...de novo!
Tom: Não fala que grava!
Simplesmente, sensacional este disco. Fecha a carreira majestosa de Tom com chave de ouro.

1 - Só Danço Samba
2 - Piano Na Mangueira
3 - How Insensitive (Insensatez)
4 - Querida
5 - Surfboard
6 - Samba de Maria Luiza
7 - Forever Green
8 - Maracangalha
9 - Maricotinha
10 - Pato Preto
11 - Meu Amigo Radamés
12 - Blue Train (Trem Azul)
13 - Radamés Y Pelé
14 - Chora Coração
15 - Trem de Ferro

sábado, 30 de outubro de 2010

2004 - Vaidade - Djavan

Oi pessoal! Neste sábado, posto aqui o primeiro disco do Blog de um dos nossos maiores cantores de música popular brasileira da atualidade: Djavan. Natural de Alagoas, Djavan é autor de vários sucessos de nossa MPB, como "Samurai", "Meu Bem Querer", "Álibi", "Azul", "Fato Consumado", "Flor de Lis", dentre outros. Participou de alguns festivais, vindo a gravar seu primeiro álbum em 1976, com produção de Aloysio de Oliveira. Neste disco, em especial, destaco as suas próprias composições "Dia Azul", "Tainá-Flor", "Flor do Medo", "Celeuma", "Se Acontecer" e "Dorme Sofia".

1 - Se Acontecer
2 - Flor do Medo
3 - Sentimento Verdadeiro
4 - Mundo Vasto
5 - Amor Algum
6 - Vaidade
7 - Dia Azul
8 - Bailarina
9 - Celeuma
10 - Estátua de Sal
11 - Tainá-Flor
12 - Dorme Sofia

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

1964 - Trem das Onze - Demônios da Garoa

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, dia de debate de 2º Turno de eleições, escolhi para postar um álbum dos Demônios da Garoa depois que assisti o especial "Por Toda Minha Vida - Adoniran Barbosa", uma homenagem da Rede Globo a esse gênio centenário de nossa música brasileira, especialmente do samba paulista. Neste disco, o grupo apresenta alguns dos maiores sucessos de Adoniran, como "Trem das Onze" - que dá nome ao disco -, "As Mariposa", "Abrigo de Vagabundos", "Conselho de Mulher", "Prova de Carinho" - que conforme contado pela filha do Adoniran no especial, a história é verdadeira , sendo que a aliança existe mesmo (embora não tenha sido mostrada) -, "Iracema", "Samba do Arnesto" e "Saudosa Maloca". A essas pérolas da música paulista, acrescento "Chum Chim Chum" e "A Promessa de Jacó", dois sambas bem divertidos, bem paulistas, bem Demônios da Garoa.

1 - Trem das Onze
2 - Chum Chim Chum
3 - Saudosa Maloca
4 - Iracema
5 - Prova de Carinho
6 - Abrigo de Vagabundos
7 - Lenço Na Molera
8 - As Mariposa
9 - Conselho de Mulher
10 - Samba do Arnesto
11 - Barracão Pegou Fogo
12 - A Promessa de Jacó

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

1970 - Elis, No Teatro Da Praia, Com Miele e Bôscoli

Oi pessoal! Estou aqui hoje num dia muito especial pra mim. Primeiro, porque hoje, dia 28 de outubro é meu aniversário! Segundo, porque este disco representa a postagem número 100 do Blog. Parabéns para nós dois. E baseado nesses dois fatos é que escolhi para postar esse disco. Primeiro, porque é um disco da Elis, que simplesmente adoro. Segundo, porque hoje também é aniversário de Ronaldo Bôscoli. Assim, também fica uma homenagem a ele também: Parabéns! Embora esse não esteja entre os meus discos favoritos da Elis, ele apresenta interpretações únicas de Elis, como "Aquele Abraço", "Can't Take My Eyes Off You", "Zazueira", "Se Você Pensa", "Irene" e "Minha", além de "Musical de Gala" com Miele. Um disco antológico, embora não muito prestigiado.

1 - Introdução: Casa Forte / Reza / Noite dos Mascarados / Samba da Bênção / Makin'Whoopee
2 - Zazueira
3 - Minha
4 - Irene
5 - Musical de Gala: Eu e a Brisa / Preciso Aprender a Ser Só / Carolina / Nunca Mais / Franqueza / Se Todos Fossem Iguais a Você
6 - Aquele Abraço
7 - Can't Take My Eyes Off You
8 - Se Você Pensa

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

1968 - Chico Buarque de Hollanda - Vol. 3

Oi pessoal! Nesta quarta-feira, postagem número 99, posto aqui no Blog mais um disco do grande Chico, um dos maiores cantores e compositores de nossa MPB. Este disco, em particular, traz grandes sucessos de sua carreira, como "Carolina" - classificada em 3º Lugar no II Festival Internacional da Canção da Tv Globo, na voz de Cynara e Cybele - e "Roda Viva" - também classificada em 3º Lugar, mas desta vez no III Festival de Música Popular Brasileira da Tv Record, ao lado do grupo MPB-4 -, ambas de 1967. Além destas, destaco a clássica "Retrato Em Branco E Preto", com parceria de Tom Jobim, "Januária", "Funeral De Um Lavrador" - sucesso na voz de Nara Leão -, "Desencontro" e "Ela Desatinou". Um disco, como vocês podem perceber, importantíssimo não só para a história de nossa música brasileira como também para a discografia de Chico Buarque.

2 - Retrato Em Branco E Preto
3 - Januária
4 - Desencontro
5 - Carolina
7 - O Velho
8 - Até Pensei
9 - Sem Fantasia
10 - Até 2ª-Feira
11 - Funeral De Um Lavrador
12 - Tema Para Morte E Vida Severina

terça-feira, 26 de outubro de 2010

1987 - Yauaretê - Milton Nascimento

Oi pessoal! Nesta terça-feira, presto minha homenagem ao nosso grande Milton Nascimento, que completa hoje 68 anos de vida. Parabéns! A música brasileira sem sombra de dúvida é marcada em todos os seus aspectos por essa grande compositor e cantor, mineiro, brasileiro. Revelado na música por Elis Regina em 1966, Milton Nascimento partiu para a construção de uma carreira longa e muito bonita, recheada de grandes sucessos, músicas belíssimas, trabalhos impecáveis. Nesta homenagem, escolhi um disco que acho maravilhoso, impactante logo pela capa. Sensacional. Quanto às músicas, destaco "Jaguar (Yauaretê)", "Morro Velho", "Dança dos Meninos", "Planeta Blue", "Meu Mestre Coração" e "Canções e Momentos". Uma singela homenagem a um artista fora de série.

1 - Planeta Blue
2 - O Vendedor de Sonhos
3 - Yauaretê (Jaguar)
4 - Cidade Encantada
5 - Meu Mestre Coração
6 - Dança dos Meninos
7 - Eldorado
8 - Carta à República
9 - Morro Velho
10 - Mountain
11 - Canções e Momentos

domingo, 24 de outubro de 2010

1949 - 78 RPM - Eu Já Vi Tudo - Casca De Arroz - Marlene & Emilinha

Oi pessoal! Vendo o histórico de postagens aqui do Blog, senti falta de alguma postagem dos velhos bolachões de 78 RPM. E para preencher essa falta, posto aqui o primeiro 78 RPM do Blog, especialmente escolhido porque foi gravado por Marlene & Emilinha Borba, duas das maiores cantoras do Brasil, Rainhas da Época de Ouro do Rádio. As duas, apesar de amigas, eram consideradas pelo público como rivais e, nesse contexto, gravaram juntas este disco, em 1949. As duas músicas deste 78 rotações não são grandes sucessos das duas cantoras, mas mostram a singularidade de Marlene com "Eu Já Vi Tudo" e Emilinha com "Casca de Arroz". Fica aqui minha homenagem a essas duas damas da música brasileira, que definiram nossa música numa época em que o rádio era o principal veículo de comunicação do país.

1 - Eu Já Vi Tudo
2 - Casca De Arroz

sábado, 23 de outubro de 2010

1963 - Elizete Interpreta Vinicius


Oi pessoal! Neste sábado, posto aqui no Blog mais uma álbum da Divina Elizete. Desta vez, interpretando músicas de Vinicius, Elizete nos traz os sucessos "Consolação", "Pela Luz dos Olhos Teus", "Mulher Carioca", além das músicas "Menino Travesso" e "Canção do Amor Ausente" e "Se Você Disser Que Sim".

1 - Mulher Carioca
2 - Pela Luz dos Olhos Teus
3 - Sempre A Esperar
4 - Menino Travesso
5 - Consolação
6 - Triste de Quem
7 - Se Você Disser Que Sim
8 - Ai de Quem Ama
9 - Lembre-se
10 - Valsa Sem Nome
11 - Canção do Amor Ausente

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

1972 - Caymmi

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, posto aqui no Blog mais um disco do velho e bom Caymmi. Falar de Caymmi é a mesma coisa que chover no molhado. Basta sabermos que ele é - porque pra mim, ele será eterno - um gênio. Um dos maiores cantores e compositores que esse Brasil já viu, é dono de clássicos de nossa música, como "O Que É Que A Baiana Tem?", imortalizada por ninguém menos que a nossa Pequena Notável, Carmen Miranda. Vai me dizer que você, caro leitor, nunca viu ou ouviu Carmen cantando essa música com um cacho de bananas na cabeça? Com certeza já viu, afinal, faz parte de nossa essência brasileira. Bom, se eu fosse ficar falando de sucessos de nosso bom Caymmi, me estenderia até a madrugada. Todavia, vamos nos focar no disco em questão. Escolhi este disco porque apresenta músicas do repertório de Caymmi que não são tão conhecidas da maioria das pessoas, mas que são muito importantes (e muito bonitas, diga-se de passagem) para nossa música brasileira. Destaque para "Eu Cheguei Lá" - gravada pelo grupo MPB-4 no ano anterior -, "Morena do Mar" - gravada por Nara, em 1967 -, "Vou Ver Juliana", "Rainha do Mar", "Santa Clara Clareou", "Sodade Matadera" e "Promessa de Pescador".

1 - Promessa de Pescador
2 - Morena do Mar
3 - Santa Clara Clareou
4 - Canto de Nanã
5 - Dona Chica (Francisa Santos das Flores)
6 - Oração de Mãe Menininha
7 - Eu Cheguei Lá
8 - Sodade Matadera
9 - A Preta do Acarajé
10 - Rainha do Mar
11 - Vou Ver Juliana
12 - Itapuã
13 - Canto do Obá

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

1973 - Deixa Eu Dizer - Claudia

Oi pessoal! Hoje posto aqui um álbum de uma cantora polêmica, mas cheia de talento. Claudia, cantora surgida no cenário musical em meados dos anos 1960, tornando-se mais conhecida a partir de participações no programa "O Fino da Bossa", comando por Elis Regina e Jair Rodrigues. Após alguns desentendimentos entre as duas, Claudia foi banida do programa por Elis e, logo após, foi convidada por Ronaldo Bôscoli (primeiro marido de Elis) que na época era um desafeto declarado de Elis, que montou à Claudia o show "Quem Tem Medo de Elis Regina ?". Apesar dessas brigas com Elis (o que faz com que ela caia um pouco na minha estima, visto que sou apaixonado por Elis, como você sabem), ela é dona de um talento inegável e apresenta neste disco um dos maiores sucessos de sua carreira, "Deixa Eu Dizer", que dá nome o disco, além das músicas "O Circo" (que acho g-e-n-i-a-l, diga-se de passagem), "A Fonte Secou", "Noite de Verão", "Agora Quem Ri Sou Eu", "Esse Cara", "Apartamento na Cidade" e, supreendentemente, a clássica "Chega de Saudade".

1 - Noite de Verão
2 - Esse Cara
3 - A Fonte Secou
4 - O Circo
5 - Você não Sabe Amar
6 - Agora Quem Ri Sou Eu
7 - Só Que Deram Zero Pro Bedeu
9 - Chega de Saudade
10 - Apartamento na Cidade
11 - Bela
12 - Pois É, Seuz Zé

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

1965 - Claudette Soares

Oi pessoal! Nesta segunda-feira, posto mais um disco de Claudete Soares (aqui gravado com 2 T's), uma das maiores cantoras de nossa MPB. Dona de uma voz doce e muito linda, Claudete Soares se destacou na música brasileira com grandes sucessos, como "De Tanto Amor", por exemplo. Neste disco em particular, trago aqui a capa secundária (visto que não consegui encontrar a capa original), mas a relação de músicas original. Dentre elas, destacam-se "Razão de Viver", "Preciso Aprender A Ser Só", "Barquinho Diferente", "Mar, Amar", "Gente", "Chuva", as clássicas "Vivo Sonhando" e Primavera" e o sucesso "Eu só Queria Ser".

1 - Gente
2 - Chuva
3 - Mar, Amar
4 - Barquinho Diferente
5 - Primavera
6 - A Resposta
7 - Preciso Aprender A Ser Só
8 - Vivo Sonhando
9 - Ode A Primavera
10 - Tem Que Ser Azul
11 - Eu só Queria Ser
12 - Razão de Viver

domingo, 17 de outubro de 2010

1971 - Como Dizia O Poeta... - Vinicius, Marília Medalha e Toquinho

Oi pessoal! Neste domingo, posto aqui um álbum bem domingueiro, com raízes bem brasileiras. "Como Dizia O Poeta", gravado originalmente em 1971, traz a dupla dinâmica Toquinho & Vinicius, em parceria com Marília Medalha, que ao lado de Edu Lobo ganhou o 1º Lugar no III Festival de Música Popular Brasileira, da Tv Record, de 1967, defendendo a canção "Ponteio". Este disco traz músicas que se tornariam clássicos da parceria de Toquinho & Vinicius, como "A Tonga da Mironga do Kabuletê", com participação especial de Monsueto, e "Tarde em Itapoan". Também se destacam as canções "Como Dizia O Poeta", "A Vez do Dombe", "Melancia e Coco Verde", "Tomara", "A Bênção, Bahia" e "Samba da Rosa".

1 - Tarde Em Itapoan
2 - Como Dizia O Poeta
3 - Tomara
4 - Valsa Para O Ausente
5 - Samba de Gesse
6 - A Tonga da Mironga do Kabuletê
7 - A Bênção, Bahia
8 - Mais Um Adeus
9 - A Vez do Dombe
10 - O Grande Apêlo
11 - Samba da Rosa
12 - Melancia e Coco Verde

sábado, 16 de outubro de 2010

1965 - Compacto - ...Das Rosas - Senhorita Rio - Carlos Galhardo

Oi pessoal! Neste sábado, termino a série de compactos do Blog. Aproveito esse desfecho para homenagear um dos maiores cantores da era de ouro do rádio brasileiro: Carlos Galhardo. Cantor de muito sucesso, ficou conhecido pela sua voz forte e suas interpretações inesquecíveis de "Fascinação", "Alá-lá-ô", "Cortina de Veludo" e "Boas Festas". Neste compacto simples, Galhardo interpreta o clássico de Caymmi, "...Das Rosas", de forma belíssima e singular, além de "Senhorita Rio", lado B deste compacto.

1 - ...Das Rosas
2 - Senhorita Rio

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

1968 - Compacto - Noel Rosa Pela Voz de Araci de Almeida

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, posto aqui mais um disco da grande e polêmica Aracy de Almeida. Neste compacto duplo, onde o nome de Aracy é escrito com "i" - Araci -, temos a oportunidade de apreciar 4 músicas do saudoso Noel na voz desta intérprete de sambas extraordinária. Destaco neste compacto as músicas "Conversa de Botequim", "Feitiço da Vila" e "Palpite Infeliz".

1 - Feitiço da Vila
2 - Último Desejo
3 - Palpite Infeliz
4 - Conversa de Botequim

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

1964 - Compacto - Samba Bem - MPB-4

Oi pessoal! Nesta quinta-feira, posto aqui mais um compacto duplo, da série de compactos que prometi postar nesta semana aqui no Blog. Para hoje, escolhi o primeiro disco gravado deste grupo fora de série da MPB que é o MPB-4. Este compacto traz algumas músicas curiosas, como "Samba Da Minha Terra", sucesso na voz de João Gilberto e interpretado aqui pelo grupo, e "Mascarada", de Zé Ketti e Elton Medeiros, que fez grande sucesso na época na voz de Jair Rodrigues. Ainda destaco a música "Lavadeira", pela introdução e pela interpretação impecável. Um disco de início de carreira mas que já mostra o talento desse quarteto magnífico.

1 - Mascarada
2 - Lavadeira
3 - Vida do Sem
4 - Samba da Minha Terra

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

1966 - Compacto - A Noite do Meu Bem - Fim de Caso - Solidão - Não Me Culpes - Dolores Duran

Oi pessoal! Nesta quarta-feira, posto aqui um compacto duplo de ninguém menos que Dolores Duran, uma das maiores compositoras e intérpretes de nossa MPB, que teve em sua morte súbita e inesperada o fim de uma carreira promissora de sucesso. Neste compacto, lançado após a morte de Dolores, destacam-se as músicas "Fim de Caso", "Não Me Culpe" e a sua obra-prima, "A Noite do Meu Bem" um dos seus maiores sucessos. Certamente, um compacto pra se ouvir sempre. Jóia rara.

1 - A Noite do Meu Bem
2 - Fim de Caso
3 - Solidão
4 - Não Me Culpe

terça-feira, 12 de outubro de 2010

1966 - Compacto - Ensaio Geral / Jogo de Roda - Elis Regina

Oi pessoal, neste dia 12 de Outubro em primeiro lugar presto minha homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, seu dia. Em segundo lugar, desejo um feliz Dia das Crianças a todas crianças de nosso páis. Finalmente, vamos ao post do dia. Escolhi um compacto da Elis, lançado de forma independente em 1966, gravado ao vivo. Neste compacto, Elis nos traz duas canções que defendeu no II Festival de Música Popular Brasileira, da Tv Record, sendo que "Ensaio Geral", de Gilberto Gil, ganhou o quinto lugar do Festival e "Jogo de Roda", de Edu Lobo, acabou não classificada.

1 - Ensaio Geral
2 - Jogo de Roda

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

1965 - Compacto - Garota Moderna / Juca Bobão - Wilson Simonal


Oi pessoal! Nesta segunda-feira, posto aqui mais um compacto do Simonal. Desta vez, o compacto simples lançado em 1965 traz as músicas "Garota Moderna" e o sucesso "Juca Bobão".

1 - Garota Moderna
2 - Juca Bobão

domingo, 10 de outubro de 2010

1965 - Compacto - Carcará / De Manhã - Maria Bethânia

Oi pessoal! Nesta semana, vou procurar postar aqui no Blog um compacto por dia. E pra começar essa série, nada melhor que um compacto que marcou o início da carreira de seu intérprete, no caso, Maria Bethânia. Sua carreira artística começa quando foi convidada a substituir Nara Leão no show "Opinião", que sacudia o Rio e o Brasil em meados de 1965. A partir daí, se desenrolou toda uma carreira de sucesso, marcada inicialmente por este compacto, que traz o registro do seu primeiro sucesso, "Carcará", música de protesto dentro do show "Opinião". No lado B, o compacto traz ainda a música "É De Manhã", primeira música de seu irmão Caetano Veloso gravada em disco e que aparece no compacto como "De Manhã" somente.

1 - Carcará
2 - É De Manhã

sábado, 9 de outubro de 2010

1968 - É Tempo de Amor - Dalva de Oliveira

Oi pessoal! Neste sábado chuvoso e ensolarado (incrível!), resolvi postar um disco que estou ouvindo muito ultimamente, e que há tempos estava com vontade de disponibilizar aqui no Blog. "É Tempo de Amor", da eterna Dalva de Oliveira, lançado originalmente em 1968, traz músicas que são verdadeiras jóias de nossa música brasileira na voz dessa cantora fora de série, como "Marcha da Quarta-Feira de Cinzas" e "Tem Mais Samba". Além destas, destaco o sucesso "Andorinha" e as músicas "Tudo É Ilusão", "Seria Melhor" e "João Ninguém".

2 - Pela Décima Vez
3 - Tudo É Ilusão
4 - Tudo Foi Surpresa
5 - Tem Mais Samba
6 - Marcha da Quarta-Feira de Cinzas
7 - Pede Passagem
8 - Aves Daninhas
9 - Bom Dia
10 - Folhas No Ar
11 - João Ninguém
12 - Seria Melhor

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

1964 - The Astrud Gilberto Album

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, posto aqui no Blog um disco da nossa Astrudinha. Astrud Gilberto se destacou ao cantar Bossa Nova, com sua voz doce e geralmente em inglês - impecável, diga-se de passagem. Casada com João Gilberto durante uns cinco anos, mudou-se para os Estados Unidos e por lá ficou, fazendo grande sucesso com a disseminação da música brasileira na terra do tio Sam. Assim, este álbum, primeiro álbum solo de Astrud, traz grandes canções da Bossa Nova, como "Meditation" (Meditação), "Dindi", "Só Tinha de Ser Com Você", "Once I Loved" (O Amor em Paz), "Photograph" (Fotografia) e "How Insensitive" (Insensatez). Destacam-se ainda as músicas "...And Roses...And Roses" (...Das Rosas), do mestre Dorival Caymmi e "Água de Beber", com participação especial de Tom Jobim. Um disco que com certeza está gravado na história de nossa música brasileira.

1 - Once I Loved (O Amor Em Paz)
2 - Água de Beber - com Tom Jobim
3 - Meditation (Meditação)
4 - ...And Roses...And Roses (...Das Rosas)
5 - O Morro Não Tem Vez
6 - How Insensitive (Insensatez)
7 - Dindi
8 - Photograph (Fotografia)
9 - Dreamer (Vivo Sonhando)
10 - Só Tinha de Ser Com Você
11 - All That's Left Is To Say Good (É Preciso Dizer Adeus)

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

1970 - Elizete, A Exclusiva

Oi pessoal! Nesta quinta-feira, posto mais um disco da divina Elizete Cardoso, uma das grandes cantoras de nossa música brasileira. Neste disco, destacam-se grandes sucessos de sua carreira, como "Deixa Andar", "Deixa a Nêga Gingar" e "Moeda Quebrada", além de canções sacramentadas como clássicos da Bossa Nova, como "Se Todos Fossem Iguais A Você" e "É Luxo Só", e de nossa música popular, com "Risque" - composição de Ary Barroso e consagrada na voz de Linda Batista e Nélson Gonçalves - e "Mulata Assanhada", sucesso na voz de Elizete e também no Fino da Bossa nas vozes de Elis Regina e Cyro Monteiro, nos idos de 1965. Este disco passa por várias fases de nossa música brasileira, como vocês podem ver: ele engloba desde as canções populares da era do rádio ("Risque"), Bossa Nova e MPB. Completo e na voz de uma cantora extraordinária que é Elizete Cardoso.

1 - Moeda Quebrada
2 - Se Todos Fossem Iguais A Você
3 - O Amor e a Rosa
4 - Mulata Assanhada
5 - Suas Mãos
6 - É Luxo Só
7 - Nossos Momentos
8 - Samba Triste
9 - Risque
10 - Deixa a Nêga Gingar
11 - Nossa Vez de Amar
12 - Deixa Andar

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

1967 - Wave - Tom Jobim

Oi pessoal! Nesta quarta-feira, posto aqui no Blog mais um disco de nosso maestro Tom Jobim. "Wave", lançado em 1967, traz clássicos da música de Tom em versão instrumental, como "Triste" e "Wave", além das inéditas "Antigua" e "Look To The Sky". Para contradizer os que pensam que o disco é só instrumental, temos a música "Lamento", em parceria com o poetinha e cantada apenas por Tom. Apesar do disco não ser inteiramente instrumental, ele possui todas as músicas do próprio Tom.

1 - Wave
2 - The Red Blouse
3 - Look To The Sky
4 - Batidinha
5 - Triste
6 - Mojave
7 - Diálogo
8 - Lamento
9 - Antigua
10 - Captain Bacardi

terça-feira, 5 de outubro de 2010

1958 - Um Interpreta o Outro - Ary Barroso e Dorival Caymmi

Oi pessoal! Nesta terça-feira, posto aqui um disco antológico de nossa música brasileira. Quem nunca ouviu (pelo menos falar de) "Aquarela do Brasil" e "Rosa Morena", de Ary Barroso e Dorival Caymmi, respectivamente ? Começando com Ary, para aqueles que não o conhecem, foi um dos maiores compositores de nossa música brasileira, de grandes sucessos imortalizados na voz de Carmen Miranda, como "Os Quindins de Ya-Yá", "Boneca de Piche" e "Tabuleiro da Baiana", além da eterna "Aquarela do Brasil". Participou do lendário filme "Você Já Foi À Bahia?", produzido pela Disney, em 1944, ganhando um prêmio pela trilha sonora do longa. Quanto a Caymmi, trata-se de um compositor baiano que incorpora em suas composições elementos da cultura baiana. Seus primeiros sucessos também foram cantados por Carmen Miranda, como "O Que É Que A Baiana Tem?", além dos clássicos "João Valentão", "Maracangalha", "Saudades da Bahia", "Lá Vem A Baiana", "Acalanto", "Dora", "Eu Não Tenho Onde Morar", "...Das Rosas", e "Rosa Morena". Gênios. Nesta disco, Ary "apenas" interpreta clássicos de Caymmi ao piano, com destaque a "Maracangalha", "João Valentão" e "Lá Vem A Baiana", e Caymmi canta sucessos de Ary Barroso, como "Risque", "Na Baixa do Sapateiro" e "Inquietação". Em um único disco, unem-se o talento de dois gênios da música brasileira. Como diz a letra de "Aquarela do Brasil", "O Brasil samba que dá, bamboleio que faz gingar, o Brasil do meu amor, Terra de Nosso Senhor, Brasil! Brasil!". Um disco maravilhoso. Bem brasileiro.

1 - Lá Vem a Baiana - Ary
2 - Risque - Caymmi
3 - Maracangalha - Ary
4 - Por Causa Desta Cabrocha - Caymmi
5 - João Valentão - Ary
6 - Inquietação - Caymmi
7 - Na Baixa do Sapateiro - Caymmi
8 - Marina - Ary
9 - Maria - Caymmi
10 - Dora - Ay
11 - Tu - Caymmi
12 - Nem Eu - Ary

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

1986 - A Barca dos Amantes - Milton Nascimento

Oi pessoal! Nesta segunda-feira, posto aqui um disco que pra mim é um dos melhores da carreira de Milton Nascimento. Um dos maiores cantores e compositores de nossa MPB, Milton nos traz neste disco gravado ao vivo e com participação especial de Wayne Shortner, músicas que sem dúvida estão entre as (tantas) mais belas de sua longa caminhada de mais de 40 anos de carreira, como "Lágrima do Sul", "Nós Dois", "Nuvem Cigana", "Louvação à Mariama" e "Pensamento", além dos sucessos "Amor de Índio" e "Maria, Maria", imortalizada na voz de Elis Regina. Nem tenho palavras pra descrever a genialidade deste disco. Só ouvindo pra descobrir...

1 - Nuvem Cigana
2 - Pensamento
3 - Nós Dois
4 - Lágrima do Sul
5 - Louvação à Mariama
6 - Amor de Índio
7 - A Barca dos Amantes
8 - Tarde
9 - Maria, Maria

domingo, 3 de outubro de 2010

1965 - Estamos Aí - Leny Andrade

Oi pessoal! Neste domingo, dia de eleições, expectativas e encontros, posto aqui no Blog um disco que, pra mim, é sensacional. Pra falar a verdade, levei um susto (no bom sentido, claro) quando o ouvi pela primeira vez, porque não conhecia muito o trabalho de Leny Andrade. Depois de pesquisar um pouco sobre ela, vi que se trata de uma cantora fora de série, de sucessos do início de nossa MPB, de voz belíssima e estilo inconfundível. Surgida no cenário músical do famoso Beco das Garrafas no Rio de Janeiro, Leny alcançou grande sucesso com o show "Gemini V", ao lado de Pery Ribeiro e Bossa Três na boate Porão 73, em 1965. O disco escolhido é dessa fase, lançado após esse show que marcou a música brasileira de meados da década de 1960. Assim, temos neste disco um Pot-Pourri de sucessos como "O Morro Não tem Vez", "Enquanto A Tristeza Não Vem", "Reza" e "Opinião", além das músicas "Esqueça Não", "Samba de Rei", "Coisa Nuvem", "Samba em Paris" e "Tema Feliz". Finalmente, destaco aqui "Estamos Aí", música que dá nome ao disco e que apresenta então "que a bossa nova cresce, que a nossa bossa vence, que a nossa bossa vale, estamos aí". Simplesmente g-e-n-i-a-l. Música de altíssima qualidade.

2 - A Resposta
3 - Pot-Pourri: Deixa O Morro Cantar / O Morro Não Tem Vez / Opinião / Enquanto A Tristeza Não Vem / Reza
4 - Clichê
5 - Olhando O Mar
6 - Banzo
7 - Samba de Rei
8 - Tema Feliz
9 - Razão de Viver
10 - Esqueça Não
11 - Samba em Paris
12 - Coisa Nuvem

sábado, 2 de outubro de 2010

1960 - O Amor, O Sorriso e a Flor - João Gilberto

Oi pessoal! Neste sábado, véspera de eleições para Presidente da República, Governadores, Senadores e Deputados, posto aqui no Blog um disco de uma época marcante em nossa história, tanto política quanto cultural: a Bossa Nova. Iniciada a partir do compacto "Chega de Saudade" e "Bim Bom" - que deram origem ao disco "Chega de Saudade", lançado em 1959 pelo próprio João -, a Bossa Nova revolucionou uma época em que o futebol conquistava seu primeiro campeonato mundial, Juscelino Kubitschek construía a nova capital, com seu slogan "50 anos em 5" e a "Garota de Ipanema" deixou o Rio de Janeiro para conquistar o mundo com sua "coisa mais linda, mais cheia de graça". Neste cenário, esse disco é concebido, com canções que se tornariam clássicos da Bossa Nova, como "Samba de Uma Nota Só", "Corcovado" e "Outra Vez", além de "Doralice", "Se É Tarde, Me Perdoa", "Trevo de Quatro Folhas" - gravada por Nara, em 1975 e pela Fernanda Takai, em 2007 -, "Meditação" e "Discussão".

1 - Samba de Uma Nota Só
2 - Doralice
3 - Só Em Teus Braços
5 - Se É Tarde, Me Perdoa
6 - Um Abraço no Bonfá
8 - O Pato
11 - Amor Certinho
12 - Outra Vez

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

1968 - Nara Leão

Oi pessoal! Nesta sexta-feira, posto aqui no Blog mais um álbum de nossa querida Nara Leão. Lançado originalmente em 1968, "Nara Leão" traz grandes sucessos de sua carreira, como "Um Chorinho Chamado Odeon" - composição de Vinicius de Moraes em cima do clássico de Ernesto Nazareth a pedido da própria Nara -, "Lindonéia" - de Caetano Veloso, também a pedido de Nara - e "Quem É" - homenagem a Carmen Miranda, cuja gravação remonta o ano 1937. Além destas, destaco também "Infelizmente", composição de Lamartine Barbo e gravada originalmente em 1933, "Festa" e "Donzela Por Piedade Não Perturbes", esta última modinha oriunda da época do império e reunida por Mário de Andrade em 1930 em "Modinhas Imperiais". Observo que o disco original apresenta apenas as 12 primeiras músicas, "Festa" e "Linha 12" vêm como faixas-bônus. Este disco, para mim, apresenta uma análise da música na história do Brasil, passando desde modinhas imperiais, Carmen Miranda até as atuais canções de Caetano Veloso. Um disco essencialmente brasileiro, de uma cantora eternamente brasileira.

1 - Lindonéia
2 - Quem É
3 - Donzela Por Piedade Não Perturbes
4 - Mamãe Coragem
5 - Anoiteceu
6 - Modinha
7 - Infelizmente
8 - Um Chorinho Chamado Odeon
9 - Mulher
10 - Medroso de Amor
11 - Deus vos Salve Esta Casa Santa
12 - Tema de "Os Inconfidentes"

Bônus:

13 - Festa
14 - Linha 12